53 mortes, das quais 45 crianças, é o resultado de uma febre misteriosa que está a provocar cada vez mais óbitos na Índia.
Segundo o Observador, o vírus da covid-19 já foi posto de lado, uma vez que todas as análises revelaram que nenhuma das vítimas mortais estava infetada com SARS-CoV-2.
Os médicos apontam as suspeitas para a dengue, uma vez que alguns dos doentes eram portadores deste vírus. Os primeiros relatos de febre foram registados a 18 de agosto.
Se acordo com a mesma fonte, que cita a imprensa indiana, os casos já se espalharam por Agra, Mathura, Mainpuri, Etah e Kasganj, sendo a cidade de Firozabad a mais atingida pelo surto de febre viral. O governo do estado indiano de Uttar Pradesh, liderado pelo monge hindu Yogi Adityanath, ordenou a abertura de um inquérito para apurar o que está a causar estas mortes.
Para além da febre, refere ainda o Observador, os pacientes queixam-se de dores nas articulações, de cabeça, desidratação e náuseas. Também houve relatos de erupções cutâneas nas pernas e nos braços.
Há 135 crianças internadas em Firozabad, 72 delas em estado crítico, com mais de 50% a apresentar sintomas de dengue.