MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: Votação antecipada por correio arranca na Carolina do Norte

Data de publicação
05 Setembro 2024
17:21

O processo de votação para as eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos arranca sexta-feira na Carolina do Norte, primeiro estado a enviar boletins de voto postal aos eleitores que os solicitaram, incluindo militares e residentes no estrangeiro.

Os prazos para registo de eleitores variam de acordo com cada estado, com a maioria a acontecer entre oito e 30 dias antes da eleição, de acordo com a organização não-governamental Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, que monitoriza as leis eleitorais em todo o país.

Os centros eleitorais na Carolina do Norte começaram mais cedo a enviar as cédulas para votação pelo correio, num processo envolto em polémica por o agora ex-candidato presidencial Robert F. Kennedy Jr. ter entrado com uma ação para ter o seu nome removido da cédula do estado após ter suspendido a sua campanha presidencial e dado o seu apoio ao republicano Donald Trump.

Os moradores da Carolina do Norte votarão para Presidente, governador e outras disputas eleitorais.

Qualquer eleitor registado na Carolina do Norte pode solicitar um boletim de voto pelo correio, não precisando de apresentar motivo recebê-lo.

Na Carolina do Norte, as solicitações de boletins de voto pelo correio podem ser feitas até à terça-feira anterior ao dia da eleição geral de 05 de novembro, ou seja, até 29 de outubro.

Além de oferecer aos eleitores a oportunidade de votar pelo correio, muitos estados oferecem aos eleitores - também a partir deste mês - a opção de visitar um local de voto para votação presencial antecipada.

Alabama e New Hampshire, por exemplo, não oferecem opções de votação antecipada presencial e o Mississippi só oferece essa possibilidade a eleitores que atendem a critérios específicos, como deficiência física ou prova de que estarão ausentes no estado no dia da eleição, como militares.

A Pensilvânia será o primeiro estado a abrir a votação presencial antecipada, em 16 de setembro.

Especialistas eleitorais indicaram que a elevada adesão à votação antecipada em 2020 ajudou a diminuir as longas filas no dia da eleição, num momento em que a pandemia de covid-19 exigia o fim de aglomerações em locais fechados e distanciamento social.

Ao mesmo tempo, a votação antecipada remodelou a forma como as campanhas foram conduzidas.

O ex-presidente Donald Trump e o atual chefe de Estado e ex-candidato democrata, Joe Biden, pressionaram para que os seus debates ocorressem antes de outubro por causa da votação antecipada.

Trump e a vice-presidente e atual candidata democrata, Kamala Harris, têm o seu primeiro - e até agora único - debate agendado para 10 de setembro, na ABC News.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas