A companhia aérea do Panamá, Copa Airlines, suspendeu os voos de e para Caracas, pelo menos até ao próximo dia 12.
O aviso consta do site da empresa, que era, até ao momento, uma das possibilidades de saída para o exterior da Venezuela, nomeadamente para os emigrantes madeirenses que pretendem vir à Madeira passar o Natal.
Alegando “intermitências num dos sinais de navegação das aeronaves”, relatadas pelos pilotos, a companhia anunciou, na passada quinta-feira a suspensão da ligação com Caracas até ao dia seguinte.
Pelo que se pode verificar agora, a decisão foi alargada e a companhia deu já a possibilidade aos passageiros de fazerem remarcações para mais tarde ou pedirem o reembolso das viagens.
Companhias aéreas internacionais, entre as quais a TAP, cancelaram os respetivos voos na região, devido ao clima de tensão entre a Venezuela e os EUA. Como resposta, o Ministério dos Transportes da Venezuela e o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) revogaram a concessão de voos a várias delas. Esta decisão afetou a companhia aérea portuguesa, a Iberia, a Avianca, a Latam Colombia, a Turkish Airlines e a Gol, que Caracas acusou de “aderirem às ações de terrorismo” promovidas pelos Estados Unidos.