MADEIRA Meteorologia

Chefe da diplomacia da UE pede Nato unida contra ameaça russa

Data de publicação
18 Junho 2025
9:47

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE) defendeu hoje que a ameaça russa “não tem qualquer hipótese” se os países da Nato se mantiverem unidos, uma vez que Moscovo só responde à força.

“A Rússia é uma ameaça à segurança internacional”, sublinhou a Alta Representantes para a Política Externa da UE, Kaja Kallas, num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França).

“Hoje, perante a Nato e a UE, a Rússia não tem qualquer hipótese. Mas temos de permanecer unidos”, no debate de preparação da cimeira dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Nato, na sigla inglesa), que decorre na próxima semana em Haia.

Referindo ainda que “o contexto em que a reunião decorre não pode ser ignorado, vivemos tempos difíceis e complexos”, Kallas apelou a um acordo na Aliança Atlântica para um aumento até 5% das despesas militares do Produto Interno Bruto (PIB) dos seus membros.

Dos 32 países da Nato, 23 são também membros da UE, pelo que Kallas referiu ainda que o bloco pode mobilizar 650 mil milhões de euros em despesa nos próximos quatro anos e acrescentar 1,5% do PIB aos orçamentos nacionais para defesa.

“A Rússia é já uma ameaça direta para a UE”, disse ainda Kaja Kallas, antiga primeira-ministra da Estónia, vizinha da Rússia no Báltico, exemplificando com manobras junto a fronteiras com o bloco europeu e violações do espaço aéreo.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas