MADEIRA Meteorologia

Brexit: Acordo entre União Europeia e Reino Unido sobre Gibraltar

Data de publicação
11 Junho 2025
17:58

O Reino Unido e a União Europeia alcançaram hoje um “acordo político definitivo” em relação do território de Gibraltar com o espaço europeu, na sequência da saída britânica do bloco comunitário (‘brexit’), segundo um comunicado oficial.

O acordo foi alcançado em Bruxelas, em mais uma reunião de negociações em que também esteve o Governo espanhol e o executivo local de Gibraltar, um enclave britânico no sul de Espanha.

No encontro foi alcançado “um acordo político definitivo sobre os aspetos fundamentais do futuro Acordo entre a União Europeia e o Reino Unido em relação a Gibraltar”, segundo uma “declaração conjunta” divulgada hoje por todas as partes.

“O futuro acordo salvaguarda as respetivas posições jurídicas de Espanha e do Reino Unido em matéria de soberania e jurisdição”, lê-se no mesmo texto, segundo o qual estiveram na reunião de hoje em Bruxelas o comissário europeu Maroš Šefčovič, os ministros dos Negócios Estrangeiros de Espanha e do Reino Unido, José Manuel Albares e David Lammy, respetivamente, e o ministro principal de Gibraltar, Fabian Picardo.

Gibraltar não foi incluído no pacto de comércio e cooperação que Londres e Bruxelas alcançaram no final de 2020 na sequência da saída doo Reino Unido da União Europeia (o ‘brexit’), pelo que foi necessário chegar a um acordo separado.

Em dezembro de 2020, ficou estabelecido que se negociaria um acordo para Gibraltar, que envolveria União Europeia (UE), Reino Unido, Espanha e as autoridades da própria colónia inglesa.

O território de Gibraltar vive num limbo legal cinco anos após o ‘brexit’, por continuar sem ver definido, até agora, o seu estatuto e relação com a União Europeia.

Segundo a informação divulgada hoje no comunicado conjunto e numa conferência de imprensa em Bruxelas de Albares e Šefčovič, ao abrigo do acordo alcançado esta quarta-feira, fica garantida a livre circulação de pessoas e bens entre o território britânico e Espanha e será eliminada a barreira física (conhecida como “a vedação”) em redor de Gibraltar, “o último muro na Europa continental”.

“O principal objetivo do futuro Acordo é garantir a prosperidade futura de toda a região”, pelo que serão eliminadas todas as barreiras físicas, assim como os controlos de pessoas e mercadorias, “preservando ao mesmo tempo o espaço Schengen, o Mercado Único da UE e a União Aduaneira”, lê-se no comunicado.

Em relação às pessoas, o controlo de entradas e saídas no espaço Schengen, de que Gibraltar fará parte, será feito no porto e no aeroporto do território britânico, eliminando-se assim os controlos na passagem fronteiriça. Cerca de 15 mil pessoas cruzam diariamente a fronteira entre Espanha e Gibraltar.

Pelo lado da União Europeia (UE), “Espanha realizará os controlos Schengen”, segundo o mesmo comunicado, que revela que foram também acordadas disposições sobre vistos “e uma estreita cooperação entre as autoridades policiais e judiciais” dos dois lados.

Quanto às mercadorias, foram acordados “os princípios que sustentam a futura união aduaneira entre a UE e Gibraltar”, entre eles, mecanismos de conversão fiscal.

“Outro dos aspetos importantes do futuro Acordo UE-Reino Unido” incluem áreas como a fiscalidade ou a luta contra o branqueamento de capitais, os direitos dos trabalhadores transfronteiriços ou a coordenação em matéria de segurança social, lê-se no comunicado.

As equipas de negociação vão ainda finalizar o “texto jurídico completo” do acordo, que terá depois de ser assinado e ratificado pelo Parlamento Europeu e pelos estados-membros.

O comissário Maroš Šefčovič disse hoje em Bruxelas ter certeza de que o acordo será ratificado sem obstáculos, por resultar de uma negociação longa e detalhada, em que foram abordados e salvaguardados em detalhe todos os aspetos levantados por todas as partes.

Tanto Maroš Šefčovič como José Manuel Albares consideraram o acordo de hoje “verdadeiramente histórico” e um marco na nova relação da UE com o Reino Unido após o ‘brexit’.

O acordo resultou de mais de 20 reuniões de negociação e é o único que está pendente entre as duas partes na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia.

Vivem na comarca espanhola do Campo de Gibraltar 270 mil pessoas e muitas delas cruzam diariamente a fronteira para trabalhar em Gibraltar, no território britânico.

“A Vedação” é a denominação usada para a linha de fronteira internacional em Gibraltar, com pouco mais de um quilómetro, com vedações e posto fronteiriço, e que exige atualmente um controlo de pessoas e mercadorias para ser cruzada.

Para se manter a fluidez da passagem, não estão a ser aplicados os controlos de passaportes previstos no contexto do ‘Brexit’ e de uma fronteira externa da UE.

Os responsáveis pelo controlo da fronteira, no lado espanhol, alertaram por diversas vezes, ao longo dos últimos anos, para a irregularidade diária que está a ser cometida.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas