MADEIRA Meteorologia

Autoridades mexicanas encontram 129 migrantes num camião de mercadorias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Junho 2023
17:41

As autoridades mexicanas encontraram 129 migrantes de várias nacionalidades amontoados num camião de mercadorias no estado de Veracruz, no leste do país, anunciou hoje o Instituto Nacional de Migração (INM).

Migrantes "originários da Guatemala, Honduras, El Salvador e Índia" foram localizados na noite de sexta-feira, disse o INM num comunicado citado pela agência francesa AFP.

O INM referiu que 51 dos migrantes, da Guatemala, foram enviados de volta ao país, para a cidade de Tecún Uman (centro).

Dezanove menores não acompanhados da Guatemala e das Honduras foram transportados para um centro de acolhimento especial, enquanto os restantes foram levados para um abrigo.

Quatro alegados contrabandistas de seres humanos foram detidos e entregues à Procuradoria-Geral da República, bem como dois veículos que guardavam o camião e que foram apreendidos, noticiou o jornal mexicano Crónica.

Milhares de migrantes de vários países atravessam o México todos os dias para tentar chegar aos Estados Unidos da América.

Pelo caminho, são frequentemente vítimas de grupos de crime organizado ou de traficantes de seres humanos.

A região enfrenta um fluxo migratório sem precedentes, com mais de 2,76 milhões de pessoas sem documentos intercetadas pelos Estados Unidos na fronteira com o México em 2022, segundo o Crónica.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas