MADEIRA Meteorologia

Atentados ‘jihadistas’ duplicam na Europa em 2024 - relatório

Data de publicação
25 Março 2025
14:44

Os atentados ‘jihadistas’ duplicaram na Europa ocidental em 2024, provocando cinco mortos, alertou hoje o Observatório Internacional de Estudos sobre Terrorismo (OIET) no seu relatório anual, adiantando que o maior aumento de vítimas mortais aconteceu em África.

De acordo com o documento, hoje apresentado, três das vítimas mortais foram registadas na cidade alemã de Solingen.

O relatório avança que se registaram novas tendências na atividade terrorista na Europa, onde se observou um “modelo de terrorismo de baixo impacto” e um aumento das ações letais do EI-k, um ramo do grupo extremista Estado Islâmico.

Por outro lado, os dados mostraram um aumento de alvos israelitas e judeus na Europa e um crescente envolvimento de menores no planeamento ou atividade terrorista.

“O papel dos menores nas atividades ‘jihadistas’ [ligadas à chamada guerra santa do Islão] é muito amplo”, refere a OIET no anuário de 2024, produzido em colaboração com a Comissão Geral de Informação, a Polícia Nacional espanhola e o Gabinete de Informação da Guarda Civil.

Os investigadores apontam que “há menores que demonstram claramente vontade de cometer atentados terroristas e outros que concentram a sua atividade nos meios ‘online’, desenvolvendo formas de captação e doutrinamento de terceiros, além de divulgarem propaganda” associada ao pensamento fundamentalista islamita.

Segundo a OIET, França foi o país da Europa ocidental onde foram registados mais atentados ‘jihadistas’ entre 2018 e 2024, contabilizando 22 ataques (35% do total) e 26 mortos (40%), enquanto Espanha bateu um novo recorde de condenações contra o ‘jihadismo’ desde o ataque de 11 de março de 2004.

Das 81 pessoas enviadas para a prisão em Espanha, 11 eram menores e nove eram mulheres, sublinham os investigadores, referindo que, em 2024, verificou-se uma redução da idade média dos detidos, sendo que a média dos condenados tinha entre 18 e 24 anos.

Além disso, as 15 nacionalidades diferentes registadas entre os detidos mostram a existência de “uma cada vez maior diversidade de perfis ‘jihadistas’”, refere o relatório.

“O terrorismo é, cada vez mais, uma realidade generalizada e política”, aponta o relatório, dando como exemplo “a exploração da causa palestiniana e o ódio contra Israel propagados por organizações ‘jihadistas’ como a Al-Qaida e especialmente o Estado Islâmico”.

As duas organizações foram responsáveis por vários dos atentados registados na Europa Ocidental no último ano, lembrou o observatório.

De referir ainda que as 49 operações contra o ‘jihadismo’ realizadas no ano passado representam o número mais elevado de ações policiais contra terroristas desde que há registos, com exceção do ano 2017.

“A província de Barcelona destacou-se como o principal foco da luta contra o ‘jihadismo’ em Espanha, com 14 operações”, aponta o documento.

“O facto de mais de 70% dos detidos terem como referência a ideologia que emana do Estado Islâmico continua a refletir que, apesar do desaparecimento do califado ‘jihadista’, a sua capacidade de conquistar novos membros para a causa permanece intacta”, conclui a OIET.

De forma mais abrangente, o documento refere que o número de ações terroristas caiu 22% em todo o mundo face a 2023, mas o número de vítimas mortais aumentou “consideravelmente, devido à elevada letalidade [dos ataques], especialmente em África”.

Segundo os dados, o impacto do ‘jihadismo’ foi sentido sobretudo em países africanos como o Burkina Faso, que concentrou, no ano passado, metade dos 10 atentados mais mortais, como foi o caso do registado em agosto, quando morreram 310 pessoas numa emboscada do grupo Jama’at Nusrat al-Islam wal-Muslimin (JNIM), que se assume como o braço oficial da Al-Qaida no Mali.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas