MADEIRA Meteorologia

Associação de transporte aéreo critica “falhas de organização” no aeroporto de Heahrow

Data de publicação
21 Março 2025
15:06

O diretor-geral da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), Willie Walsh, criticou hoje as “falhas de organização” do aeroporto londrino de Heathrow, encerrado devido a um incêndio que provocou cortes de eletricidade.

“Como é que uma infraestrutura estratégica depende completamente de uma única fonte de eletricidade, sem alternativa? Se for esse o caso, como parece ser, trata-se de uma clara falha de organização por parte do aeroporto”, afirmou o antigo diretor da British Airways na rede social X, acrescentando que o incidente “levanta sérias questões”.

O aeroporto de Heathrow anunciou durante a madrugada o encerramento até às 23:59 de hoje para “garantir a segurança de passageiros e colegas”, devido à falta de eletricidade causada por um incêndio numa subestação elétrica próxima.

Os passageiros foram aconselhados a não se deslocar para o aeroporto e a contactar as respetivas companhias aéreas para pedir esclarecimentos.

“Precisamos de encontrar uma distribuição mais justa dos custos da assistência aos passageiros, em vez de serem apenas as companhias aéreas a pagar a fatura quando as infraestruturas falham”, continuou o diretor-geral da IATA, que representa mais de 260 companhias aéreas de todo o mundo.

“Enquanto isso não acontecer, Heathrow terá poucos incentivos para melhorar”, salientou o representante.

Notícias e relatos nas redes sociais dão conta de voos cancelados ou desviados para outros aeroportos de Londres e para outras cidades britânicas, como Glasgow, Manchester ou Cardiff, mas também outros países, como França, Alemanha ou Espanha.

O encerramento temporário do aeroporto afetou mais de 1.350 voos e cerca de 290.000 passageiros.

O aeroporto de Heathrow é o mais movimentado da Europa, tendo acolhido 83,9 milhões de passageiros em 2024.

O comissário adjunto da corporação de bombeiros de Londres, Jonathan Smith, adiantou que o incêndio teve lugar num transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração.

Os bombeiros estão a facilitar o acesso de profissionais para restabelecer o fornecimento de energia.

Os terminais 2 e 4 do aeroporto de Heathrow continuam sem eletricidade, tal como cerca de 5.000 casas nas imediações, mas outras 62.000 já tiveram o serviço restaurado.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas