MADEIRA Meteorologia

África do Sul regista agravamento de crime financeiro na ordem de 17,8%

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2023
15:53

A África do Sul registou um agravamento do crime financeiro na ordem de 17,8%, anunciaram hoje as autoridades de segurança.

Dados oficiais da Polícia Sul-Africana (SAPS, na sigla em inglês) indicam uma subida de 4.503 casos de natureza financeira (fraude, corrupção, burlas, entre outros) reportados entre abril a junho deste ano.

No período em análise, as autoridades reportaram 29.753 casos contra 25.250 em período homólogo no ano anterior, segundo os dados da polícia consultados pela Lusa.

Em 2021, as autoridades sul-africanas reportaram cerca de 15.431 casos de crime económico-financeiro no mesmo período.

As autoridades de segurança registaram também 60 assaltos à mão armada a veículos de transporte de valores, o mesmo número do que no ano passado, e mais 15 casos do que em 2021.

Em fevereiro, a comissão judicial "Zondo" de investigação às alegações de captura do Estado, corrupção e fraude no setor público durante a presidência de Jacob Zuma, revelou que o Congresso Nacional Africano (ANC) governante "abusou" do sistema de compras públicas para enriquecer a elite governante no país.

Ao receber o relatório do juiz Raymond Zondo, o Presidente, Cyril Ramaphosa, que é também presidente do ANC, partido no poder desde 1994 na África do Sul, salientou que "durante os últimos quatro anos, a comissão construiu um quadro perturbador da profundidade e dos danos da captura do Estado".

Na abertura da 5.ª Conferência de Investimento da África do Sul, organizada pelo Governo em abril deste ano, em Joanesburgo, o chefe de Estado sul-africano considerou que a atual crise de energia, os níveis de criminalidade e a corrupção afetam a atração de investimento estrangeiro na economia mais desenvolvida do continente.

Em abril, a concessionária de eletricidade da África do Sul, Eskom, revelou que gasta em média pelo menos mil milhões de rands (49,2 milhões de euros) em corrupção por mês, segundo o ex-administrador da empresa pública sul-africana.

"É uma estimativa conservadora baseada na minha avaliação das perdas incorridas pela Eskom que chegaram ao meu conhecimento", afirmou André de Ruyter numa declaração ao Parlamento, citada na imprensa.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestora de Projetos Comunitários
8/03/2025 08:00

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Este Dia simboliza uma luta histórica e contínua pelos direitos das mulheres, pela igualdade de oportunidades....

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como está a acompanhar a situação clínica do Papa Francisco?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas