MADEIRA Meteorologia

Abril passado foi o segundo mais quente do mundo

Data de publicação
08 Maio 2025
8:29

O mês passado foi o segundo abril mais quente já registado, com uma temperatura média global de 14,96 graus Celsius (°C), 0,60°C acima da média deste mês entre 1991-2020, indicou hoje um serviço do programa europeu Copernicus.

Segundo o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus, do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo, “abril de 2025 foi 0,07°C mais frio do que o recorde de abril de 2024 e 0,07°C mais quente do que o terceiro mais quente em 2016”.

Em comunicado, acrescenta que a temperatura registada no último abril foi 1,51°C acima da média estimada de 1850-1900 utilizada para definir o nível pré-industrial.

Limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C acima do nível pré-industrial foi acordado no pacto de Paris para reduzir ao mínimo o impacto das alterações climáticas.

Na Europa, a temperatura média foi de 9,38°C, 1,01°C acima da média do referido período, o que significa que foi “o sexto abril mais quente” deste território.

As temperaturas mais quentes registaram-se no leste da Europa, oeste da Rússia, Cazaquistão e Noruega, “enquanto as mais frias do que a média ocorreram na Turquia, partes orientais da Bulgária e Roménia, Península da Crimeia e norte da Fino-Escandinávia”, que inclui as penínsulas escandinava e de Cola, a Carélia e a Finlândia.

Fora da Europa, registaram-se temperaturas superiores à média no Extremo Oriente russo e em grande parte do Centro-Oeste da Ásia, assim como na maior parte da América do Norte, parte da Austrália e em quase toda a Península Antártica, enquanto as “mais inferiores à média” foram sentidas no sul da América do Sul, no leste do Canadá, na região dos Grandes Lagos e na Baía de Hudson, no nordeste da Gronelândia e em Svalbard, no norte da Austrália e no leste da Antártida.

“A temperatura média da superfície do mar (TSM) para abril de 2025 (...) foi de 20,89°C, o segundo valor mais elevado registado para este mês, 0,15°C abaixo do recorde de abril de 2024”, refere o comunicado.

Adianta que o clima foi predominantemente mais chuvoso do que a média na maior parte do sul da Europa, norte da Noruega, sul da Finlândia e partes do oeste da Rússia, precisando que a chuva forte na região dos Alpes causou inundações, deslizamentos de terras e avalanches.

Ao contrário, grande parte da Europa Central, a Grã-Bretanha, o sul da Fino-Escandinávia e parte da Europa de Leste registaram em abril condições mais secas do que a média.

Mais seco do que a média foi também o clima no mês passado “em grande parte do oeste da América do Norte, na Ásia central e oriental, bem como na maior parte do sul da Austrália, Madagáscar e partes da América do Sul”.

Condições mais húmidas do que a média foram registadas em partes do Canadá e do Alasca, no Centro-Oeste dos Estados Unidos, em partes do extremo leste e centro da Rússia, no sul de África, no norte da Austrália e no centro da América do Sul.

O Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Europeia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas