África do Sul: Vice-presidente David Mabuza apresentou pedido de demissão
David Mabuza, vice-presidente da África do Sul, anunciou, hoje, em Mpumalanga, que entregou a sua demissão do cargo ao Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Mabuza, disse ser somente lógico, afastar-se da sua posição de segundo-em-comando para dar espaço a Paul Mashatile o qual sucedeu a David Mabuza como vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC sigla em inglês) depois de ser eleito na conferência nacional do partido no passado mês de dezembro, o que gerou alguns murmúrios e embaralhadas de que podia estar iminente uma remodelação ministerial.
A confirmação de David Mabuza do seu desejo de deixar a vice presidência, seguiu-se a uma série de eventos políticos que levaram Mashatile a ser investido como deputado ao parlamento nacional pelo ANC , o que aconteceu no principio da semana que hoje termina.
Paul Shipokosa Mashatile, nasceu nos arredores de Pretória, tem 62 anos, foi um ativista notável na luta contra o “apartheid” como estudante em Alexandra - o bairro negro mais antigo do país - é conhecido por trabalhar arduamente e esteve preso sem julgamento entre 1985 a 1989. Muito em breve, poderá ser o sucessor de Cyril Ramaphosa, se, o escândalo de “Phala Phala “destruir a carreira deste.
No passado, Mashatile esteve próximo da comunidade, atendeu a vários eventos e fez campanha eleitoral pelo seu partido – o ANC – junto da comunidade lusa para todas as eleições gerais.