MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Vice-presidente David Mabuza apresentou pedido de demissão

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Fevereiro 2023
21:15

David Mabuza, vice-presidente da África do Sul, anunciou, hoje, em Mpumalanga, que entregou a sua demissão do cargo ao Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Mabuza, disse ser somente lógico, afastar-se da sua posição de segundo-em-comando para dar espaço a Paul Mashatile o qual sucedeu a David Mabuza como vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC sigla em inglês) depois de ser eleito na conferência nacional do partido no passado mês de dezembro, o que gerou alguns murmúrios e embaralhadas de que podia estar iminente uma remodelação ministerial.

A confirmação de David Mabuza do seu desejo de deixar a vice presidência, seguiu-se a uma série de eventos políticos que levaram Mashatile a ser investido como deputado ao parlamento nacional pelo ANC , o que aconteceu no principio da semana que hoje termina.

Paul Shipokosa Mashatile, nasceu nos arredores de Pretória, tem 62 anos, foi um ativista notável na luta contra o "apartheid" como estudante em Alexandra - o bairro negro mais antigo do país - é conhecido por trabalhar arduamente e esteve preso sem julgamento entre 1985 a 1989. Muito em breve, poderá ser o sucessor de Cyril Ramaphosa, se, o escândalo de "Phala Phala "destruir a carreira deste.

No passado, Mashatile esteve próximo da comunidade, atendeu a vários eventos e fez campanha eleitoral pelo seu partido - o ANC - junto da comunidade lusa para todas as eleições gerais.

José Luiz da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas