MADEIRA Meteorologia

Brasil defende "fortalecer o Mercosul" perante negociação do Uruguai com a China

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Janeiro 2023
16:56

O ministro das Finanças do Brasil, Fernando Haddad defendeu a união do Mercosul perante a postura do Uruguai de negociar um acordo de comércio livre com a China, fora da união alfandegária com a Argentina, Brasil e Paraguai.

"Não tenho conhecimento dos termos em que se está a negociar o acordo do Uruguai com a China, mas esse tipo de coisa não é nova. Acredito que o destino de êxito da América do Sul passa pelo fortalecimento do bloco económico. Quanto a isso, eu não tenho nenhuma dúvida", apontou Fernando Haddad, defendendo a postura que o Presidente do Brasil terá durante a visita que fará ao Uruguai na quarta-feira.

"É uma visita para fortalecer o Mercosul", sublinhou Haddad quando questionado sobre as negociações que, há meses, o Uruguai conduz de forma independente com a China para um acordo de comércio livre por fora dos demais membros do Mercosul, algo que fere a normativa de bloco.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará na manhã de quarta-feira da Argentina para o Uruguai, onde terá uma reunião com o Presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, na residência oficial, em Montevideu.

As negociações entre o Uruguai e a China serão um dos pontos centrais da reunião seguida de almoço na residência oficial.

Como união alfandegária, o Mercosul possui uma Tarifa Externa Comum (TEC) para importações extra bloco. As negociações com outros países devem ser por consenso. Se um país fechar um acordo sem respeitar a TEC, fere o sentido do Mercosul, desmantelando o bloco.

Questionado se a postura do Uruguai pode ser compatível com as regras do Mercosul, o ministro das Finanças do Brasil preferiu avaliar primeiro os detalhes das negociações.

"Isso nós veremos amanhã", disse Haddad ao entrar na cimeira da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (CELAC) que se realiza hoje em Buenos Aires, com os 33 países da região.

A postura do Mercosul em relação à insistência do Uruguai de avançar de forma independente, sem o aval de Argentina, Brasil e Paraguai foi tema de discussão durante a reunião bilateral entre os Presidentes do Brasil e da Argentina na Casa Rosada, sede do Governo argentino, na segunda-feira, primeiro dia da visita oficial de Lula da Silva à Argentina.

"Falamos sobre a integração dos nossos países e de como tornar mais eficiente o Mercosul", indicou o Presidente argentino, Alberto Fernández, após o encontro.

Para o Presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, a união alfandegária do Mercosul, criada em 1995, ficou desfasada, mantendo uma das tarifas externas mais elevadas do mundo e prejudicando a competitividade do bloco. Lacalle Pou defende uma flexibilização das regras do Mercosul, bloco que, para o Presidente Uruguai, tornou-se "uma camisa de força" para o comércio externo do país.

"A integração deveria ser mais radical do que foi até agora. O Mercosul é uma grande iniciativa, mas chegou a hora de sermos mais ambiciosos. Não acredito que possamos ir longe se não nos reunirmos em torno do mesmo projeto", disse Fernando Haddad durante a conferência de imprensa, após reunião com o ministro argentino da Economia, Sergio Massa.

Para Brasil e Argentina, portanto, o Mercosul deve ser mais competitivo, mas sempre de forma conjunta entre os seus membros.

"Juntos com os nossos sócios, queremos que o Mercosul constitua uma plataforma para a nossa efetiva integração no mundo, através da negociação conjunta de acordos comerciais equilibrados e que atendam os nossos objetivos estratégicos de desenvolvimento", escreveram os Presidentes de Brasil e Argentina num artigo publicado no domingo no jornal argentino Perfil.

"Se você negociar por fora do Mercosul, destrói a TEC. Temos de ver as necessidades de cada um e as assimetrias que existem. Ver o que se pode fazer em termos de algum tipo de concessão", disse o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas