MADEIRA Meteorologia

Liz Truss defende "medidas urgentes" para estimular economia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Setembro 2022
10:28

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, afirmou hoje que o governo tinha de "adotar medidas urgentes para fazer crescer a economia" em referência à instabilidade causada nos mercados pelo anúncio do plano fiscal do seu governo.

Na primeira declaração pública sobre as consequências do programa de crescimento que o ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, revelou na sexta-feira passada, Truss defendeu que este é o "plano certo".

O programa de crescimento, que inclui cortes fiscais agressivos e massivos, afundou a libra esterlina, recebeu críticas do Fundo Monetário Internacional e levou o Banco de Inglaterra a intervir de emergência, anunciando a compra de obrigações.

A líder Conservadora reiterou em declarações a várias emissoras da BBC que está "preparada" para tomar "decisões controversas e difíceis" para fazer avançar a economia e que fará "o que for preciso" para o conseguir.

Truss insistiu que era necessária uma "ação urgente" para proteger o país do aumento dos preços da energia e para impulsionar o crescimento.

"Tivemos de tomar medidas urgentes para fazer crescer a nossa economia, para fazer avançar o Reino Unido e também para lidar com a inflação", explicou.

"Claro que isto significa tomar decisões controversas, mas estou preparada para o fazer como primeira-ministra porque o que é importante para mim é pôr a nossa economia em movimento, para garantir que as pessoas sobrevivam a este inverno, e estamos preparados para fazer o que for preciso para que isso aconteça", disse.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas