MADEIRA Meteorologia

Jornadas Madeira: "Temos 15 ME em candidaturas a avisos financeiros"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
28 Março 2023
12:04

Nuno Batista também já teve a sua intervenção nas jornadas Madeira, do JM, subordinada à temática Turismo e Cultura, que vai decorrendo ao longo desta manhã no Centro de Congressos do Porto Santo.

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo lembrou as últimas jornadas em que esteve presente, ainda "do lado de lá", na plateia, e as promessas que fez, acreditando que isso vem sendo cumprido.

"O projeto do turismo do Porto Santo não pode ser egocêntrico e hoje temos orgulhos naquilo que temos feito", disse o autarca,

"Abraçamos este projeto com uma força conjunta para que o Porto Santo nunca perdesse a sua identidade e fossemos vistos como um parceiro do Governo Regional no senti que o turismo do Porto Santo fale a uma só voz".

Estratégia essa que, frisou Nuno Batista, "tem nos levado para patamares de excelência", louvado medidas como o subsídio de mobilidade suportado pela Região nas viagens inter ilhas

Registou, na ação camarária, "apresentação o de um calendário cultural antecipado, com 100 eventos".

Deixou também o alerta de manutenção da coesão, porque "já entramos em debate regional [visando as eleições] e há a tentação de separar o projeto, dizendo que só o Governo Regional", vincando que "só o trabalho resolve e isso faz-se em equipa".

Nuno Batista exalta que "hoje o Governo Regional consegue ver no Porto Santo um parceiro disponível para trabalhar e fazer parte das soluções".

Dedicou também um espaço da sua intervenção para relevar a "singularidade" do Porto Santo, palavra que citou várias vezes, essencial na diferenciação, partilhando que "no início do mandato fomos desafiados a fazer parte do projeto estratégico regional do turismo para 2022-27. E pela primeira vez tivemos um capitulo dedicado ao Porto Santo, com singularidade resultante dos nossos 600 anos de história e resiliência deste povo, singularidade que nos permite ir trabalhando os nossos espaços culturais".

Nuno Batista anunciou um projeto em que será colocado um marco diferenciador â saía do Porto, tendo já envolvido o Governo Regional nesta temática, lembrou a abertura para breve do novo espaço cultural junto à autarquia, resultante da requalificação da Baiana e ampliação do Museu Colombo, exaltou a recuperação de fontenários e moinhos e, entre outras partilhas, falou em "cerca de 15 milhões de euros de candidaturas a fundos financeiros" europeus, quanto, nas suas contas, no anterior mandato esse valor ficopu-se pelos "340 mil euros".

E relevou que apesar do trabalho em conjunto na Região, "temos que ter um plano local com o envolvimento de toda a população".

"Nas intervenções que já assistimos não ouvimos falar de outros problemas antigos, como a mão de obra", e isso "bem, porque "os problemas são outros", resultantes do crescimento, consoante destacou.

David Spranger

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas