MADEIRA Meteorologia

Imprensa espanhola destaca "histórica" maioria absoluta do PS

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Janeiro 2022
8:09

A vitória "histórica" com uma maioria absoluta do PS em Portugal tem lugar de destaque em toda a imprensa espanhola, que mesmo assim escolheu como notícia principal a vitória do tenista Rafael Nadal no Open da Austrália.

"O socialista António Costa consegue uma maioria absoluta histórica em Portugal", noticia o jornal de referência El País, acrescentando que os eleitores "castigaram" os parceiros minoritários da 'geringonça' e tornaram a extrema-direita a terceira força parlamentar no país.

A correspondente em Lisboa afirma que a maioria absoluta pode ser considerada "histórica" num país que não é dado a vitórias rotundas de um único partido, sendo a segunda vez que os socialistas conseguem ganhar mais de 116 lugares, a barreira de uma maioria absoluta num parlamento que tem 230.

Por seu lado, o El Mundo titula que Costa "poderá governar em Portugal sem o lastre da coligação", considerando tratar-se também de uma vitória por maioria absoluta "histórica" que vai possibilitar governar "sem oposição interna".

O enviado especial do jornal a Lisboa explica que o líder socialista conseguiu "eliminar" os seus rivais do Bloco de Esquerda e será o primeiro-ministro com maior longevidade da democracia lusa.

"Portugal volta a confiar-se ao socialismo, que alcança a maioria absoluta", é o título da notícia no ABC que sublinha "o fracasso dos conservadores do PSD na sua tentativa de desalojar António Costa"

O correspondente em Lisboa do jornal constata que "não houve sobressalto político", tendo a grande surpresa sido o aparecimento do Chega, um partido semelhante ao espanhol Vox, que ficou em terceiro lugar com 7,1%, um resultado que "superou claramente" os comunistas e o Bloco de Esquerda.

"Mais uma vez, o grande perdedor das eleições foi sem dúvida Rui Rio [líder do PSD], que não conseguiu estabelecer-se como uma alternativa credível ao primeiro-ministro, António Costa", considera ainda o jornalista.

Para o jornal La Vanguardia, da Catalunha, "António Costa constrói a sua lenda", tendo conseguido "tocar no teto" quando parecia que estava "contra as cordas".

"E as vacas voaram mais uma vez para o primeiro-ministro português, o socialista António Costa, cujo lema mais famoso é que não há impossibilidades e mesmo o gado pode voar pelo céu", escreve o jornalista.

Em seguida explica que António Costa alcançou o seu melhor resultado eleitoral de sempre, conseguiu outro mandato, o que fará dele o militante do seu partido com mais tempo a liderar o Governo, em comparação com os quatro anos de Mário Soares e os seis anos do próprio Costa, António Guterres e José Sócrates.

La Razón noticia que "o socialista António Costa volta a ganhar as eleições em Portugal", com o "conservador" PSD em segundo lugar e o Chega a irromper como terceira força política.

O digital El Confidencial afirma que Portugal "reconhece o mérito" de António Costa que ganha "a sua desejada maioria absoluta", tendo conseguido uma maioria "histórica".

"António Costa, o indestrutível socialista que conseguiu unir a esquerda em Portugal", é o título do também digital El Español, acrescentando que António Costa é "um fã dos puzzles", gostando deles "complicados" e com "milhares de peças", que junta com tempo e muita paciência e dedicação.

Talvez devido a isso, em 2015, assumiu uma coisa que poucos acreditavam poder completar com sucesso: a aliança das esquerdas, o governo sem precedentes em Portugal que colocou o PS à frente do Governo, apoiado pelo Partido Comunista (PCP), o Bloco de Esquerda (BE) e o Partido Ecologista os Verdes (PEV).

O PS alcançou então, no domingo, a maioria absoluta e uma vantagem superior a 13 pontos percentuais sobre o PSD, numa eleição que consagrou o Chega como a terceira força política do parlamento.

Com 41,7% dos votos e 117 deputados no parlamento, quando faltam atribuir apenas os quatro mandatos dos dois círculos da emigração, António Costa alcança a segunda maioria absoluta da história do Partido Socialista, depois da de José Sócrates em 2005.

O PSD ficou em segundo lugar, com 27,80% dos votos e 71 deputados, o Chega alcançou o terceiro lugar, com 7,15% e 12 eleitos, a Iniciativa Liberal (IL) em quarto, com 5% e oito deputados, e o Bloco de Esquerda em sexto, com 4,46% e cinco eleitos.

A CDU com 4,39% elegeu seis deputados, o PAN com 1,53% terá um deputado no parlamento, e o Livre, com 1,28% também um deputado. O CDS-PP alcançou 1,61% dos votos, mas não elegeu qualquer deputado.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas