A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares promove, amanhã, várias iniciativas, no âmbito do Dia Escolar de Não Violência e da Paz. O estabelecimento de ensino promove, no edifício do Campanário, um programa integrado no Living Peace International, um programa de educação para a paz para professores, educadores, crianças e adolescentes de todos os níveis de ensino, presente em mais de 150 países.
Assim, entre as 10H00 e as 12H30 desta terça-feira, decorre o evento que “pretende unir várias entidades e gerações a esta causa. Entre outras iniciativas, realizaremos o Mural da Paz, a Marcha Branca da Paz (peça de roupa branca), o Time Out (1 minuto de silêncio pelas vítimas da guerra e pela Paz), lançaremos o Dado da Paz (com crianças do 1º ciclo e idosos), teremos um cantor convidado e intervenções artísticas dos nossos alunos. Teremos ainda um momento de celebração dos 50 anos da nossa escola, enaltecendo os contributos pela educação, justiça e paz”, adianta a escola.
A iniciativa pela Paz terá ainda como convidados elementos das escolas do 1º Ciclo do Campanário, Corujeira e da Quinta Grande, bem como a presença de entidades, forças de segurança, população sénior, organizações e empresas, num total de cerca de 800 pessoas.
Num contexto em que “vivemos tempos cada vez mais difíceis, com mais de meia centena de conflitos armados ainda presentes no nosso planeta”, a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares apela ao contributo pela paz no mundo. “Vamos em frente, juntos, pois somos protagonistas, cada um no seu próprio ambiente, dando o melhor de si e nutrindo uma rede mundial que continuará a dar esperança e a abrir caminhos, na construção diária e exigente de uma cultura de Paz”, lê-se na nota de imprensa.