A Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira (DTIM) participou numa ação de Job Shadowing, integrada no programa Erasmus+ KA121-ADU, realizada em Bruxelas, Bélgica, no âmbito da educação e formação de adultos.
Esta mobilidade teve como principal objetivo a partilha de práticas, o reforço da cooperação europeia e a capacitação institucional, permitindo aprofundar conhecimentos sobre abordagens educativas, metodologias de formação e modelos organizacionais no contexto europeu da Educação de Adultos.
No decorrer desta ação, a DTIM realizou uma visita ao Parlamento Europeu, proporcionando um contacto direto com as instituições europeias e um maior conhecimento sobre o funcionamento da União Europeia. Esta experiência permitiu, de acordo com nota enviada às redações, “reforçar a importância da participação ativa, da cooperação internacional e da cidadania europeia no contexto da educação e formação de adultos”.
A agenda contou também com uma reunião de trabalho na GO! Brussels, seguida de visita à organização e à escola profissional CVO Brussels. “Este momento possibilitou o contacto com práticas educativas, metodologias de formação e modelos de organização aplicados à Educação de Adultos, promovendo a troca de experiências entre instituições e o reforço da cooperação europeia”, lê-se.
A participação nesta ação de Job Shadowing enquadra-se na estratégia de internacionalização da DTIM e na sua acreditação Erasmus+ para o setor da Educação de Adultos, reforçando o compromisso com a qualificação da oferta formativa, a inovação pedagógica e a aprendizagem ao longo da vida.