MADEIRA Meteorologia

Desenvolvimento da Universidade da Madeira afetada por situação política

Data de publicação
14 Dezembro 2024
16:05

O reitor da Universidade de Madeira, José Sílvio Fernandes, defendeu ser necessário encontrar “mecanismos de governabilidade” na região, salientando que a situação política e perspetiva de queda do Governo Regional afeta o projeto de desenvolvimento estratégico da instituição.

“Espera-se que, apesar de todos os constrangimentos, se venha a poder garantir mecanismos de governabilidade”, disse o responsável da Universidade da Madeira (UMa) à agência Lusa, respondendo por escrito a questões relacionadas com o atual momento político neste arquipélago.

Na passada segunda-feira, todos os partidos da oposição (PS, JPP, Chega, IL e PAN), chumbaram, na generalidade, as propostas de Orçamento e Plano de Investimentos para 2025, do Governo Regional liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, na Assembleia Legislativa da Madeira.

Esta situação representa que o Governo Regional continua em funções, novamente em regime de duodécimos, como aconteceu durante sete meses, após a demissão de Miguel Albuquerque do cargo e a realização de novas eleições, em 26 de setembro.

Mas, na próxima terça-feira está também agendada no parlamento madeirense a discussão e votação de uma censura ao executivo madeirense, apresentada pelo Chega.

Este partido justificou a iniciativa com os processos judiciais que colocaram sob suspeita o presidente do executivo madeirense, Miguel Albuquerque, e quatro outros secretários regionais, constituídos arguidos em casos distintos.

Esta moção tem aprovação anunciada, isto caso os partidos da oposição mantenham a posição divulgada de votar a favor, o que representa a queda do XV Governo Regional, que tomou posse a 06 de junho deste ano, e coloca no cenário novas eleições legislativas antecipadas.

A contcretizar-se este cenário, será a primeira vez que um Governo Regional do PSD, partido que governa o arquipélago há quase 50 anos, é derrubado por uma moção de censura.

Para o reitor, “como em qualquer outra Região ou País, uma situação política semelhante a esta pode ser entendida de diferentes pontos de vista” e “a Universidade, como espaço plural, deve posicionar-se no sentido de avaliar as consequências e de prever a eventual compensação dessas consequências, pelo menos a médio prazo”.

No seu entender, “é importante para todos que o sistema democrático funcione e, no contexto desse funcionamento, encontre as soluções adequadas para garantir a estabilidade e previsibilidade de medidas e de soluções para os problemas que se colocam no quotidiano da vida pública”.

Para José Sílvio Fernandes, “é difícil avaliar o impacto de uma situação política como esta numa comunidade tão variada e multifacetada como é a da UMa”.

O responsável admite que esta situação afeta projetos da universidade, apontando que “existem em curso conversações no sentido de virem a ser celebrados vários protocolos”.

Enunciou o relacionado com o apoio à consolidação do curso de Medicina, e sua extensão ao quarto ano, previsivelmente a partir de 2026/27; o reforço da formação na área de Informática, para responder à crescente procura de especialistas em subáreas como a Inteligência Artificial, a Ciência de Dados e a Cibersegurança e o relativo ao apoio à formação para a docência, para ser implementada a partir de 2026/27, em áreas com grande carência na Região.

“Os prazos de implementação destes projetos estão sujeitos ao calendário de submissão e respetiva aprovação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)”, adiantou, complementando que há ainda “o projeto de ampliação do edifício do ex-CITMA, para acolher o ensino politécnico, projeto que visa satisfazer uma das exigências da A3ES, aquando da avaliação institucional da UMa”.

Mas, complementou, “à parte estes projetos para a melhoria da resposta a necessidades do meio envolvente, há uma razão superior que ultrapassa a situação política atual”, enfatizou.

O reitor destacou que a Universidade da Madeira continua à espera de ver o poder político “valorizar um projeto de desenvolvimento estratégico (que é um investimento na Madeira e para a Madeira), especialmente orientado para aumentar o impacto” da Universidade, como fator de desenvolvimento sociocultural, económico, científico e tecnológico.

Por isso, reforçou, “as forças políticas da Região têm de se unir para a plena execução deste desígnio maior da Madeira”, reforçando que “por cada euro de investimento na sua Universidade a Região terá um retorno muito elevado em talento, quadros especializados e desenvolvimento”.

“Nenhuma região desenvolvida conseguiu esse estatuto sem investimento no

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:20

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

12:11

Uma viatura de transporte de gruas, imobilizada devido a um problema, está a dificultar a circulação automóvel na Via Expresso, no Lugar de Baixo, concelho...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

Últimas

12:54

A Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar da Lombada assinalou o final do 2.º período letivo, no dia 4 de abril, com uma manhã repleta de atividades...

12:35

Causou profunda consternação no seio da Comunidade a notícia do perecimento de Bernardino Macedo Faria, natural da freguesia da Ponta do Sol, figura de...

12:29

No dia 12 de abril , vai para a estrada o XXIII Rally Paper.

“Há muitos anos que com muita alegria, companheirismo e animação, percorremos algumas estradas...

12:20

Entre os dias 28 de março e 3 de abril, foram detidos, pela PSP, na Madeira, 20 indivíduos por condução de veículo em estado de embriaguez.

Além destes,...

12:11

A PSP registou, entre os dias 28 de março e 3 de abril, 52 acidentes de viação, nas estradas da Madeira, dos quais resultaram 19 feridos ligeiros.

A maioria...

12:07

O deputado Francisco Gomes reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) para analisar os desafios enfrentados pelos funcionários...

12:03

O Natural Pools Beerhouse, situado acima das piscinas naturais do Porto Moniz, abre as suas portas pela primeira vez amanhã, com a inauguração que terá...

• PUB
12:00

Realiza-se amanhã, 5 de abril, a partir das 15h, uma iniciativa de cidadãos, junto à Assembleia Legislativa da Madeira, para “exigir ações e legislação...

11:57

A candidatura da CDU às legislativas nacionais de 18 de maio pelo círculo eleitoral da Madeira entregou há momentos a sua lista no Tribunal Judicial do...

11:53

Externato da Apresentação de Maria, Colégio de Santa Teresinha e Salesianos lideram o ranking das escolas básicas.