MADEIRA Meteorologia

Clube de Ecologia Barbusano da Francisco Franco percorreu Arco de São Jorge

Data de publicação
20 Junho 2025
12:08

O Clube de Ecologia Barbusano, da Escola Secundária de Francisco Franco, realizou uma saída de campo no dia 14 de junho, num percurso que se iniciou na freguesia do Arco de São Jorge e terminou na freguesia da Boaventura.

O trajeto efetuado correspondeu a um troço do antigo caminho real 23, que ligava toda a ilha pelo litoral. “Trata-se de um valioso património cultural que deve ser preservado e valorizado. A parte inicial do percurso foi feito ao longo da vereda da Entrosa, na arriba sobranceira ao mar”, destaca o estabelecimento de ensino, em comunicado.

“Nesta altura do ano este local é particularmente bonito, em virtude de muitas das plantas nativas se encontrarem em floração. A escarpa parece um jardim florido, destacando-se os tons amarelados dos ensaiões, das andríalas e das couves da rocha; Os esbranquiçados das estreleiras e das perpétuas; o rosado-púrpura dos goivos da rocha e o azulado dos massarocos. Ao longo da vereda é possível observar-se espécies arbóreas indígenas tais como, barbusanos, faias das ilhas e o raro marmulano. Infelizmente, em algumas áreas, observa-se a presença de incenseiros (Pittosporum undulatum), uma planta invasora problemática”, esclarece a escola.

Um pouco antes da chegada à Ribeira do Porco, o grupo fez um pequeno desvio, para observar mais de perto os ilhéus que se encontram junto à foz desta linha de água – o Ilhéu Preto e o Ilhéu Vermelho, rodeados de águas cristalinas.

A passagem sobre a Ribeira do Porco foi feita por uma ponte em arco redondo, construída em basalto. A margem esquerda desta linha de água apresenta uma invasão significativa de incenseiros, devendo merecer a atenção das autoridades. Em seguida, foi efetuada a subida ao longo da vereda empedrada, tendo a caminhada terminado junto ao fontanário, no sítio de São Cristóvão. O grupo de caminheiros só regressou ao Funchal após visitar a Feira das Sopas do Campo, evento organizado pela Casa do Povo da Boaventura.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas