MADEIRA Meteorologia

Alunos de Santana apurados para a Final do Concurso Nacional Jovens Cientistas e Investigadores

Data de publicação
09 Maio 2025
21:07

O projeto ‘Resíduos de bananeira por um futuro mais sustentável’ desenvolvido no presente ano letivo pelos alunos Diogo Abreu, Diogo Mendonça e Matilde Mendonça do 11.º ano da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral de Santana, sob orientação da docente Ângela Morais e apoio científico da Professora Doutora Nereida Cordeiro, da Universidade da Madeira, foi selecionado para a 33.ª Mostra Nacional de Ciência no âmbito do concurso Jovens Cientistas e Investigadores promovido pela Fundação da Juventude e Ciência Viva, a qual irá decorrer nos dias 29, 30 e 31 de maio na Alfândega do Porto.

O referido projeto é uma continuidade do trabalho desenvolvido pelos alunos do Clube Eco paper da referida escola há vários anos, o qual tem vindo a ser reconhecido em concursos nacionais e internacionais, e tem como principais objetivos demonstrar como os resíduos de bananeira contribuem para um futuro mais sustentável: na minimização da libertação de microplásticos para o ar, através da construção de um protótipo que incorpora biofiltros simples à base de talo e pseudocaule de bananeira; na produção de bioplástico biodegradável à base de talo, ráquis e casca de banana, como alternativa às embalagens de plástico, contribuindo para a redução de plásticos nos oceanos; como substituto de fertilizantes químicos ao favorecer a biofertilização e aumento da retenção de água no solo durante a degradação do bioplástico, promovendo uma agricultura regenerativa. Deste modo, este projeto reforça o compromisso com a redução da pegada de carbono, a biodegradabilidade dos materiais, e a valorização de resíduos agrícolas como recursos para mitigar os efeitos das alterações climáticas. Além disso, ao integrar conceitos como carbono negativo e créditos de carbono, demonstra como práticas regenerativas podem contribuir para um futuro mais resiliente, sustentável e economicamente viável.

A escola agradece a todos que colaboraram na concretização deste projeto, é um orgulho para nós, termos alunos a participar no maior evento nacional de ciência para jovens.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas