MADEIRA Meteorologia

Vereador no Porto Santo critica “falta de visão” do executivo por querer taxar turistas dos cruzeiros

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
05 Janeiro 2024
21:56

O vereador Luís Bettencourt, do movimento Uma Nova Esperança (UNE), acusa o atual presidente da Câmara Municipal do Porto Santo de não ter “qualquer visão” política, dado que quer aplicar uma taxa turística no segmento de cruzeiros na ilha, que hoje ainda vale “quase nada”.

Bettencourt olhou para o anúncio de Nuno Batista - que hoje ao DN-Funchal admitiu querer aplicar uma taxa turística aos passageiros dos navios de cruzeiro, mas também aos madeirenses que visitam a ilha dourada sem dupla residência -, com um misto de satisfação e surpresa, porque uma proposta de taxar os turistas que visitam a ilha já tinha sido apresentada três vezes pelo UNE e em todas tinha sido chumbada pelo atual executivo.

“Fica aqui bem claro que este executivo liderado por Nuno Batista não aprovou esta medida anteriormente só pelo simples facto de ter sido apresentada pelo UNE, na pessoa de Luís Bettencourt, sendo certo que quem saiu prejudicado foi o Porto Santo e os porto-santenses, demostrando com esta atitude não ser um verdadeiro democrata e revelando-se apenas como uma atitude de verdadeira prepotência e vaidade”, refere o UNE numa reação hoje enviada ao JM.

Recorde-se que a medida agora apresentada contraria o que em outubro do ano passado o presidente do município garantiu ao JM, que não seria aplicada uma taxa turística na ilha dourada.

Ademais, o vereador Luís Bettencourt questiona por que motivo o município quer cobrar uma taxa “ao turista de um navio de cruzeiro que estará poucas horas em Porto Santo e não quer aplicar, por exemplo, a ecotaxa a milhares de viaturas que entram por ano no Porto Santo”.

“No mês de agosto, um passageiro que pague pelo transporte de uma viatura mais de 200 euros não pode pagar mais 10 euros? Uma família que vem ao Porto Santo e cada um traz um carro, não pode pagar??? Possivelmente é uma forma ardilosa de não entrar em confronto com alguém ‘dono disto tudo’, tendo em conta os milhares de viaturas que entram na ilha”, acusou.

O líder do UNE acrescentou ainda que, em vez de se preocupar junto da entidade competente em atrair mais cruzeiros à ilha e consequentemente a divulgação do nosso destino, quer andar com a ‘carroça à frente dos bois’ e, mais uma vez, prejudicar o destino Porto Santo”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas