MADEIRA Meteorologia

SH Diana estreia-se na Região com escalas no Funchal e no Porto Santo

Data de publicação
09 Maio 2025
12:44

O navio SH Diana estreia-se esta sexta-feira na Madeira, numa escala de dois dias, divididos entre o Funchal, onde chegou pelas 7h20, e o Porto Santo, onde vai estar durante toda a manhã de sábado.

  • SH Diana estreia-se na Região com escalas no Funchal e no Porto Santo

Para assinalar esta escala inaugural, decorreu a bordo do navio a tradicional troca de placas, que contou com a presença da presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, do comandante do navio, o norueguês Svein Rune Strommes, e de responsáveis da Blatas, que agencia o SH Diana nesta vinda à Região.

Antes da cerimónia protocolar, o comandante conduziu uma visita ao navio, que integra a frota da Swan Hellenic Cruises.

O SH Diana chegou à Madeira com 186 pessoas – 120 passageiros e 64 tripulantes –, proveniente do porto de Santa Cruz de La Palma (Canárias). Vai permanecer durante o dia acostado no Cais 6, com partida programada para madrugada deste sábado (3h30) rumo ao Porto Santo. Um dos tripulantes é Maurício dos Santos. Um madeirense com uma larga experiência de 25 anos de turismo de cruzeiros, que é o Diretor de Hotel do navio, e tem entusiasticamente promovido a Região a bordo e junto dos responsáveis pela companhia.

O jantar a bordo nesta estadia no Funchal, será a tradicional espetada madeirense com pau de louro, que Maurício dos Santos tratou de adquirir propositadamente para esta escala.

À noite, quando os hóspedes regressarem aos quartos, em vez do habitual chocolate de cortesia, vão encontrar miniaturas de bolo de mel madeirense. Detalhes que fazem a diferença e reforçam a imagem da Madeira, num navio construído em 2023 nos estaleiros de Helsínquia, Finlândia.

O SH Diana foi batizado com o nome da deusa romana da lua, da caça e da natureza, e está vocacionado para viagens de exploração e aventura, com itinerários que percorrem a zona do ártico, e áreas mais remotas da América do Sul e da costa africana.

Tudo, com o luxo e requinte que o navio oferece, onde não faltam restaurantes com cozinha internacional, biblioteca, sala de jogos, Spa com salão de beleza, jacúzi, piscina exterior aquecida e sauna.

Foi projetado para acomodar 192 passageiros e 127 tripulantes, e está equipado com um motor híbrido (elétrico e diesel). No Porto Santo, vai permanecer sete horas. Tem a chegada prevista para as 7h20, seguindo viagem para Leixões ao início da tarde, pelas 14 horas.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas