MADEIRA Meteorologia

Projetos finalistas do START NOW mostram dinamismo e inovação de jovens madeirenses

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
08 Outubro 2025
12:20

O secretário regional de Economia esteve, esta manhã, nas instalações da Startup Madeira, no Madeira Tecnopolo, para conhecer os seis finalistas da 6ª edição do programa de aceleração START NOW, iniciativa que pretende transformar ideias inovadoras em negócios sustentáveis.

Conforme explicou Carlos Lopes, responsável pela Startup Madeira, o START NOW, lançado há seis edições, tem sido um ponto de encontro entre empreendedores, mentores e investidores, estimulando o desenvolvimento de soluções que vão desde a inteligência artificial ao geoturismo e à cultura. Nesta edição, mais de 40 equipas candidataram-se na fase inicial; 12 foram selecionadas para a etapa de ‘mentoring’ e, desde setembro, nove equipas têm vindo a desenvolver os seus projetos, culminando agora na escolha dos seis finalistas.

“O objetivo é que, ao longo dos próximos seis meses, os finalistas possam desenvolver as suas ideias, testar produtos e validar os seus modelos de negócio, criando eventualmente empresas de forma sustentável”, afirmou Carlos Lopes, destacando que “muitas ideias iniciais são ajustadas ao longo do processo, mas essa experiência permite que surjam projetos sólidos e, em alguns casos, empresas de sucesso”.

O presidente da Startup Madeira recordou que outros programas semelhantes já deram frutos. “Temos na incubadora projetos que começaram em iniciativas como o START NOW”, afirmou, exemplificando com uma empresa na área do gaming que nasceu num programa semelhante, o START WEB, “que alterou a sua visão inicial e hoje atua internacionalmente no setor da realidade aumentada. Isto mostra que estas iniciativas podem levar os empreendedores a outros patamares, abrindo portas a mercados globais”, vinco, clarificando que a empresa trabalha a partir da Madeira para o mundo, “o que é uma grande mais-valia”.

Por seu turno, o secretário regional da Economia enalteceu a importância do programa e das ideias apresentadas, sublinhando que a inovação é essencial para manter o dinamismo económico da Madeira. José Manuel Rodrigues afirmou que “esta iniciativa representa uma verdadeira imersão na criatividade e na inovação de jovens madeirenses. Vem ao encontro do objetivo de diversificar a base económica, historicamente centrada no turismo, nos serviços e na construção. Precisamos de novas ideias, mais criatividade, mais inovação e sustentabilidade para continuar a crescer”.

O governante destacou ainda alguns dos projetos finalistas como exemplos do potencial transformador da nova geração empreendedora: “Entre as ideias apresentadas vemos aplicações de inteligência artificial para otimizar treinos de equipas de futebol e melhorar o rendimento dos atletas, soluções de isolamento térmico com materiais sustentáveis como palha e giesta, e propostas inovadoras no domínio da cultura. São exemplos de negócios criativos, sustentáveis e com grande potencial de contribuir para a diversificação económica”.

José Manuel Rodrigues lembrou que, apesar do crescimento económico sustentado da Madeira — que já dura 51 meses consecutivos, acima da média nacional e europeia —, é fundamental não perder o ritmo da transformação tecnológica, sublinhando que “temos de acompanhar a digitalização, a inovação e a sustentabilidade, que são absolutamente essenciais para o futuro da nossa economia”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia a subida do preço das casas no Funchal, que chegou aos 3.907 euros/m²?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas