MADEIRA Meteorologia

PIB da Madeira atinge 7,5 mil milhões em 2024, com crescimento real abaixo da média nacional

Data de publicação
17 Dezembro 2025
11:34

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou esta terça-feira os resultados das Contas Regionais relativos a 2023 (dados finais) e 2024 (dados provisórios), confirmando que o Produto Interno Bruto (PIB) da Região Autónoma da Madeira (RAM) se fixou nos 7,5 mil milhões de euros em 2024.

Segundo a informação provisória, o PIB regional registou “um crescimento de 7,5% em termos nominais e de 1,5% em termos reais”, desempenho que coloca a Madeira acima da média nacional no crescimento nominal, mas abaixo no crescimento real. Em Portugal, o PIB cresceu 7,1% em termos nominais e 2,1% em termos reais.

Os dados foram partilhados pela Direção Regional de Estatística da Madeira, que sublinha que, no contexto nacional, “destacaram-se o Algarve (+8,3%), a Península de Setúbal (+7,8%) e a Região Autónoma da Madeira (+7,5%), que se posicionaram acima da média nacional” no crescimento nominal de 2024. Já em termos reais, a Madeira apresentou uma das variações mais contidas, apenas acima do Alentejo.

De acordo com a informação divulgada, “o incremento real do PIB da RAM foi condicionado pela redução do Valor Acrescentado Bruto (VAB) dos serviços prestados às empresas (-4,4%), associada à menor atividade no Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), e pelo decréscimo do VAB da administração pública, defesa, saúde e educação (-0,3%)”. O instituto acrescenta que, “sem o contributo negativo do CINM, o crescimento real do PIB regional seria muito próximo da média nacional”.

Apesar disso, a Madeira manteve-se em 2024 entre as regiões com PIB per capita acima da média nacional, apresentando um índice de 107,2, apenas atrás da Grande Lisboa (156,5) e do Algarve (108,3). Em termos de comparação europeia, a RAM registou um índice de 88,3 face à média da União Europeia a 27, valor próximo do Algarve (89,2).

No indicador da produtividade aparente do trabalho, a RAM destacou-se novamente, com “50,5 milhares de euros”, o segundo valor mais elevado do País, apenas superado pela Grande Lisboa e acima da média nacional, fixada em 47,7 milhares de euros.

Relativamente a 2023, os dados finais agora divulgados indicam que o PIB regional “se aproximou dos 7,0 mil milhões de euros”, com um crescimento de 11,1% em termos nominais e de 4,6% em termos reais, ambos acima dos valores registados a nível nacional. O INE refere ainda que houve “uma revisão nos valores da RAM de -0,4 pontos percentuais no crescimento nominal e de +0,1 pontos percentuais no crescimento real” face à informação provisória anteriormente publicada.

Em 2023, o Rendimento Disponível Bruto (RDB) per capita da Madeira superou a média nacional, situação que não se verificava nos dois anos anteriores. O índice de disparidade do RDB fixou-se nos 101,7, quando em 2022 se situava nos 99,2. Já o índice do Rendimento Primário Bruto (RPB) per capita ficou nos 98,7, aproximando-se da média do País.

Segundo a mesma fonte, “verifica-se que a Grande Lisboa e o Algarve são as únicas duas regiões que apresentam simultaneamente níveis superiores à média nacional para o RP, o RD e o PIB per capita”. No caso da Madeira, o instituto conclui que apenas faltou “ultrapassar a média nacional no que se refere ao índice de disparidade do Rendimento Primário per capita” para se juntar a esse grupo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas