MADEIRA Meteorologia

Pereira insiste na presença da Região no Banco de Fomento

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
11 Fevereiro 2021
5:00

Deputado socialista já falou com o ministro da Economia e diz ter encontrado disponibilidade do Estado.

A Madeira deve apressar procedimentos para entrar no capital do novo Banco de Fomento. Esta é a recomendação do deputado socialista Carlos Pereira que ainda esta semana abordou o ministro da Economia sobre este tema e recebeu a indicação de que o Estado está aberto a essa disponibilidade.

Da abordagem a Pedro Siza Vieira resultou a convicção de que o Estado está disponível para aceitar a Região no capital social do banco. Perante essa indicação, já anteriormente manifestada, Pereira considera que o processo deve ser acelerado.

O deputado diz que sabe que o vice-presidente do Governo Regional já manifestou essa intenção pelo que agora "torna-se determinante apressar os termos da negociação e assegurar um bom acordo para a Região tendo em conta as expectativas que esta estrutura tem gerado." Uma vez que há interesse da Região e disponibilidade do Estado, o parlamentar socialista pede celeridade e trabalho conjunto no sentido de "remover eventuais barreiras de modo à participação da Madeira" neste processo.

"Já disse e repito que era relevante a presença da Região no capital do Banco de Fomento de modo a participar na estratégias e definir prioridades que interessem à Região, às nossas empresas, aos nossos trabalhadores", recorda Pereira. A título de exemplo, o deputado indica projetos na área do mar e do turismo, assim como programas que sejam desenvolvidos pelo banco e que não podem excluir a Região.

"É do mais elementar bom sendo que a Região Autónoma da Madeira não fique de fora deste processo e não seja excluída de todas as vantagens de uma estrutura desta natureza", adverte Carlos Pereira. O dirigente socialista indica um vasto conjunto de áreas de intervenção na economia onde o Banco de Fomento pode ser determinante, nomeadamente nos projetos com fundos europeus, mas também junto das micro e pequenas empresas.

Por Miguel Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas