MADEIRA Meteorologia

Paula Cabaço integra missão portuguesa à Noruega dedicada à modernização dos portos

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
17 Junho 2024
11:52

A presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira (APRAM, SA), Paula Cabaço, integra a delegação portuguesa que está na Noruega, para uma visita de trabalho de três dias.

Segundo explica a APRAM, em nota de imprensa, esta participação da Madeira surge na sequência do convite endereçado pelo Governo português, através da Direção Geral de Política do Mar (DGPM) que, em conjunto com a UNG National Focal Point EEA Grants Portugal, embaixada da Noruega em Lisboa e Innovation Norway, organiza esta missão de alto nível dedicada à modernização dos portos.

“Os portos noruegueses estão a explorar e a desenvolver soluções importantes em termos de sustentabilidade ambiental, e esta viagem constitui uma oportunidade para nos inteirarmos do que está a ser feito, e ao mesmo tempo estreitar relações com o cluster marítimo da Noruega”, destaca Paula Cabaço.

A responsável pela Administração dos Portos da Região vai aproveitar as visitas aos portos de Olso e de Bergen e os contatos com empresas norueguesas, para abordar questões relacionadas com a transição energética, digitalização, sustentabilidade ambiental e descarbonização dos portos.

“Estamos interessados em conhecer o que está a ser feito ao nível do abastecimento de energia elétrica aos navios, num momento em que estamos a dar os nossos primeiros passos na investigação e desenvolvimento de soluções de infraestruturas de OPS (Onshore Power Supply)”, explica Paula Cabaço, referindo-se ao projeto Green Ports Madeira.

Um investimento de 700 mil euros, que está a estudar a viabilidade e o impacto da implantação de infraestruturas OPS no Porto do Funchal, que permitam que os navios atracados desliguem os seus motores, ligando-se à rede elétrica em terra. “Será um importante passo ao nível da descarbonização dos portos e da sustentabilidade ambiental, com o qual estamos comprometidos.”

Um compromisso que tem vindo a ser reconhecido internacionalmente, como demonstra a recente nomeação dos Portos da Madeira para o prémio de Melhor Terminal de Cruzeiros do Mundo em termos de Sustentabilidade, dos World Cruise Awards 2024. Uma distinção que se junta à também nomeação para Melhor Destino de Cruzeiros da Europa. Um galardão que a Madeira venceu em 2022 e 2023.

A missão portuguesa à Noruega integra várias entidades oficiais do setor marítimo e energético, e as principais autoridades portuárias portuguesas. O principal objetivo, é proporcionar oportunidades para a cooperação bilateral e contatos junto de empresas norueguesas que atuam na área da energia verde, descarbonização e digitalização dos portos.

“A indústria dos cruzeiros está empenhada na transição energética, e a APRAM quer está na linha da frente na procura de soluções ambientais”, sublinhou Paula Cabaço, apontando como exemplo o envolvimento dos Portos da Madeira no projeto internacional SHIFT2DC, que recebeu um financiamento comunitário de 11 milhões de euros. O objetivo é estudar alternativas energéticas económicas e sustentáveis, e os Portos da Madeira são a única infraestrutura portuária europeia a participar neste consórcio, que reúne 30 entidades parceiras de 12 países.

A comitiva portuguesa chegou este domingo à Noruega, e regressa a Portugal na próxima terça-feira. Na agenda, além das referidas visitas aos portos de Oslo e Bergen, constam contatos com empresas e entidades oficiais do governo norueguês.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas