A proposta de orçamento regional hoje entregue no parlamento regional “valoriza as carreiras da Administração Pública e contribui para a melhoria do poder de compra de todos os colaboradores que dela fazem parte e trilham o caminho percorrido de sucesso e recuperação da Região, estando assim previstas medidas de valorização salarial na ordem dos 33,9 milhões de euros.
Por outro lado, em 2024, o Governo Regional continuará a prosseguir uma trajetória de melhoria das contas públicas já evidenciada em 2023, reafirmando o rigor das Finanças Públicas e a preocupação com a equidade geracional. Em 2024, o saldo em contabilidade pública, sem encargos assumidos e não pagos (EANP), para a totalidade dos serviços da Administração Pública Regional (APR) deverá fixar-se nos -65,7 milhões de euros.
Considerando a totalidade da receita e da despesa efetiva, está previsto que o Saldo Global, ascenda a cerca de -70,4 milhões de euros, o que comparativamente ao ano anterior representa uma melhoria de cerca de 49,0 milhões de euros.
Por sua vez, o Saldo Corrente previsto, (apurado como a diferença entre a receita corrente e despesa corrente, calculado para as despesas do ano), é positivo em 34,4 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 100,4 milhões de euros face ao saldo do ano anterior.