MADEIRA Meteorologia

MAIS Madeira Air anuncia suspensão dos voos semanais cargueiros para os Açores

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
25 Março 2025
19:56

O Consórcio MAIS, a operar há 8 anos na Madeira, iniciou em finais de 2019 ligações aéreas quatro vezes por semana entre o continente, São Miguel e a Ilha Terceira, nos Açores.

Agora, após esta operação regular, a empresa anuncia a suspensão dos seus voos semanais cargueiros para o arquipélago vizinho.

Numa nota de imprensa, é referido que o investimento superior a um milhão e meio de euros procurava encontrar retorno a médio prazo na exportação de pescado e no aumento da exportação de produtos regionais , agrícolas e lácteos, só possíveis com o envolvimento dos empresários; das instituições empresarias e do Governo Regional.

‘’Estamos conscientes que a suspensão do ‘voo cargueiro’’ vai ter um impacto muito negativo na economia do arquipélago. A região voltará a sentir o atraso na receção, das suas compras de comercio eletrónico do seu correio ou na chegada de medicamentos, principais produtos que transportamos, e uma redução clara na capacidade disponível para o aumento da exportação dos produtos regionais’’, afirmou António Beirão, responsável pela empresa.

“A ilha Terceira, onde se preparava a construção de um hub para a exportação de produtos das ilhas ocidentais e que recebeu de forma muito aberta e positiva a operação do voo cargueiro, sentirá ainda mais a falta do avião”, refere ainda.

Questionado sobre o que se passará a curto prazo, a MAIS afirma de forma prudente que “a direção da MAIS tem sido incansável na forma como, por variadas vezes, tentou relançar a aproximação e o diálogo com a região e espera sinceramente que a curto prazo e com o apoio continuado das instituições empresariais e do Governo Regional, seja implementada uma solução que viabilize a sustentabilidade do projeto, para bem da economia açoriana’’.

A presença de um voo cargueiro acaba sempre por criar a prazo uma dinâmica própria de crescimento da economia das regiões, tal como se comprova com o sucesso da operação da MAIS entre a Madeira e o continente.

A companhia aérea Swiftair, sócio de referência da MAIS, gere uma frota de cerca de 100 aviões, maioritariamente cargueiros, e tem uma grande experiência no transporte de carga inter-ilhas e entre as ilhas e o continente europeu assim como no transporte de pescado, ligando também a região da Africa Ocidental a Madrid.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas