MADEIRA Meteorologia

Madeira tem a maior concentração setorial nos ramos da Construção e da Administração Pública

Data de publicação
27 Novembro 2023
12:07

A Região Autónoma da Madeira (RAM) tem a maior concentração setorial nos ramos da Construção e da Administração Pública, em comparação com a média do país.

Esta foi uma das conclusões do Relatório do Comércio Inter-regional em Portugal, que disponibiliza informação sobre as trocas comerciais entre as regiões portuguesas e destas com o território estrangeiro.

Segundo este documento, no caso do arquipélago madeirense o setor das vendas por grosso e a retalho lidera as exportações, especialmente devido ao consumo de não residentes, o que traduz o peso do turismo na região.

Publicado pelo PlanAPP - Centro de Competências de Planeamento, Políticas e Prospetiva da Administração Pública, este relatório baseia-se num modelo desenvolvido pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Esta análise fornece um retrato sobre a estrutura económica das sete regiões (NUTS 2) e das interdependências existentes, com informação quantitativa detalhada a nível regional sobre trocas comerciais e abarcando uma enorme variedade de produtos (431 relativos a 125 ramos de atividade). Fica bem evidente a importância do comércio inter-regional, com uma dimensão idêntica à do comércio internacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas