Eduardo Jesus é foi convidado a analisar o setor após a pandemia. O secretário regional considerou que o vírus “veio acordar as pessoas para viverem a vida”, o que passou por viajar.
A Região soube ler essa necessidade e apostou na promoção de um destino seguro. “E os resultados aparecem”.
Foi a combinação dessas valências que fizeram a Região chegar aos patamares atuais, com recordes de entradas, dinâmica hoteleira, quer no alojamento mais tradicional como no mais moderno, por via do alojamento local. “Houve uma visão comum: estávamos a trabalhar para o bem comum”, vincou Eduardo Jesus, no Fórum ‘Grandes Números do Turismo’, dinamizado pelo JM em parceria com a SRTAC.
O governante admitiu que surgiram problemas, como era esperado. De qualquer modo, vincou os prémios arrecadados, como o 11º Prémio World Travel Awards. “Tem havido um reconhecimento permanente”, vincou, reconhecendo “o trabalho extraordinário” da Associação de Promoção da Madeira, não só dentro portas, mas nas diversas feiras e eventos internacionais que tem participado. “A locomotiva deste comboio tem de estar bem”, disse, aditando que o setor privado e atores do turismo têm trabalhado bem, em sintonia.
Já António Jardim Fernandes, presidente da Associação comercial do Funchal, contextualizou o início da pandemia na Madeira, com a forma como a Região começou, desde logo, a agir. “Soube aproveitar a oportunidade”, indo buscar novos mercados, após a reabertura dos aeroportos.
“O alinhamento quer houve entre os atores permitiu chegar a este crescimento”, afirmou.