Em 2020, não se realizou e agora, em 2021, corre o risco de não voltar a acontecer. A Expomadeira, marcada para acontecer?já no próximo mês de julho, foi cancelada. Apesar disso, a ACIF ainda espera poder realizá-la no decorrer deste ano. ACIF
A Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF) decidiu cancelar a realização da Expomadeira, evento que estava programado para acontecer já no próximo mês, entre dos dias 9 e 18 de julho.
Segundo revelou ao JM o presidente da ACIF, a decisão foi tomada no final desta quinta-feira, na sequência das novas medidas anunciadas pelas autoridades de saúde, nomeadamente a exigência de realização de teste à covid-19 por parte de todos os participantes em eventos de maior dimensão.
Jorge Veiga França disse que, do ponto de vista organizacional, seria “complicado” levar a avante esta feira que, recorde-se, já em 2020, não se realizou por causa da situação pandémica.
Apesar de reconhecer o transtorno que uma decisão destas acarreta – sobretudo a tão pouco tempo do evento – o responsável afirmou que “a saúde está acima de tudo” e que não é intenção da organização “criar um problema sanitário como aquele que se verifica atualmente na área metropolitana de Lisboa”. Não querendo fechar totalmente a porta quanto à concretização do evento este ano, Veiga França adiantou ainda que a ACIF “vai estudar muito bem a situação”, bem como procurar espaços disponíveis para a realização de eventos desta natureza, caso o espaço onde habitualmente decorre a feira [Estádio dos Barreiros] esteja ocupado com outras iniciativas .?É que, ressalvou, “não são muitos os que existem na Região com aquela dimensão”.
Além disso, acrescentou que tem de contar “com as condicionantes dos parceiros que poderão eventualmente proporcionar o espaço”. “Eles também têm os seus compromissos e, por conseguinte, temos de analisar a situação antes de vermos o que podemos ainda fazer. Não queremos arriscar a realização de um evento que não tenha o efeito que desejamos”, frisou.
Recorde-se que o anúncio da edição 2021 da Expomadeira foi feito, no final do passado mês de abril, pela própria ACIF. A entidade indicava que a realização do evento seria no Estádio dos Barreiros (tal como vem acontecendo desde 2015), entre a segunda e a terceira semana de julho. A organização informava na altura que o Plano de Contingência para a Expomadeira 2021 já se encontrava aprovado pelo IASAÚDE e estava “em harmonia com as atuais determinações do Governo Regional da Madeira”. Contudo, a covid-19 continua a não dar tréguas e a organização viu-se, assim, a recuar na decisão porque, entretanto, novas medidas restritivas foram anunciadas.
Lúcia M. Silva