MADEIRA Meteorologia

Economia regional cresce em março de 2025 mas com sinais de desaceleração

Data de publicação
17 Junho 2025
11:16

A economia da Região Autónoma da Madeira manteve-se em terreno positivo durante o mês de março de 2025, ainda que com sinais de moderação no ritmo de crescimento. A informação consta do Indicador Regional de Atividade Económica (IRAE) e da Síntese Económica de Conjuntura divulgadas pela Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM).

Segundo o IRAE, o crescimento da economia regional continua, mas a um ritmo menos intenso do que nos meses anteriores.

Entre os principais setores analisados, o turismo continua a dar um contributo importante, com um aumento de 4,8% no número de dormidas em alojamentos turísticos – abaixo dos 7,1% registados em fevereiro. Os proveitos totais do setor cresceram 20,6%, também numa trajetória de desaceleração face aos 23,3% do mês anterior.

A produção de eletricidade subiu 2,8%, enquanto o consumo de gasóleo recuou 1,0%. O saldo entre sociedades constituídas e dissolvidas reforçou-se positivamente, com 4,6 novas empresas por cada dissolução.

Nos indicadores de confiança, registaram-se melhorias nos setores do Comércio e dos Serviços, contrastando com uma diminuição na confiança na Indústria Transformadora e na Construção e Obras Públicas. O consumo das famílias manteve-se robusto, com um crescimento de 7,5% nas operações com cartões bancários nacionais. O consumo de gasolina acelerou para 6,2% e os empréstimos ao consumo aumentaram 7,3%. Já as aquisições de automóveis ligeiros de passageiros registaram um crescimento estável de 1,8%.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas