A Decoproteste, na habitual análise do cabaz alimentar, concluiu que este desceu ligeiramente na primeira semana de outubro, mas é 15 euros mais caro do que há um ano.
De acordo com um comunicado, sobre os resultados desta análise, o cabaz essencial de 63 produtos custa esta semana 241,97 euros, menos 0,48 € do que na semana anterior.
Batata vermelha, medalhões de pescada e flocos de cereais foram os produtos que mais subiram face à semana passada e brócolos, café torrado moído e laranja estão entre os produtos cujo preço mais aumentou desde o início do ano.
Desde fevereiro de 2022 e com a escalada da inflação, a DECO PROteste tomou a iniciativa de realizar uma análise semanal dos preços de um cabaz constituído por 63 Produtos Alimentares Essenciais.
O cabaz inclui carne, congelados, frutas e legumes, laticínios, mercearia e peixe, sendo considerados, entre outros, produtos como peru, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo, manteiga, entre muitos outros.