MADEIRA Meteorologia

CUF entra na Madeira através da aquisição de 75% do grupo dono do Hospital Particular

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
07 Março 2025
15:35

A CUF, controlada pelo grupo da José de Mello Capital, assinou hoje um acordo para a compra de uma participação de 75% do grupo algarvio HPA Saúde, que tem a maior rede de saúde privada na Madeira, controlando o Hospital Particular da Madeira, o Madeira Medical Center e a B.clinic.

Além de ser líder na Madeira, o grupo HPA Saúde tem a maior rede de hospitais do Algarve e do Alentejo.

Fundado em 1996, o grupo HPA Saúde é constituído por cinco hospitais e 17 clínicas nestas três regiões.

Mas a CUF é líder na prestação de cuidados de saúde no País, desenvolvendo a sua atividade através de 12 hospitais, 17 clínicas e um instituto.

A rede CUF, com um total de 30 hospitais e clínicas, está presente em Lisboa, Porto, Almada, Montijo, Barreiro, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Torres Vedras, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, S. João da Madeira, Matosinhos, São Miguel nos Açores, Penafiel, Paredes, Lousada e Marco de Canaveses. E agora chega à Madeira.

A informação foi divulgada esta tarde através de um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e, segundo o jornal Eco, “o contrato de aquisição entre os acionistas das duas empresas prevê o reforço dessa posição nos próximos quatro anos”.

Na informação comunicada, o presidente executivo da CUF, Rui Diniz, considera que “esta operação representa não apenas a união de duas organizações com vasta experiência na área da saúde, mas também uma oportunidade para fortalecer e expandir a qualidade dos serviços prestados. Acreditamos que esta parceria trará benefícios significativos para quem nos confia a sua saúde, assim como para os profissionais, de ambas as instituições, que poderão crescer num ambiente de colaboração, desenvolvimento e partilha de conhecimento”.

“Este acordo de parceria, entre o maior grupo de saúde da região do Algarve, Alentejo e Madeira e o maior grupo de saúde privada nacional, representa uma oportunidade para se continuar a crescer com diferenciação e inovação, com benefícios para quem a nós recorre, bem como para todos os profissionais que, ao longo de tantos anos, contribuíram e contribuem para a notoriedade do grupo HPA”, comentou o presidente do grupo HPA Saúde, João Bacalhau.

O Eco acrescenta que “a conclusão deste negócio está sujeita às habituais aprovações regulatórias, nomeadamente a verificação das condições previstas no acordo – inclusive precedentes – e a notificação formal à Autoridade da Concorrência (AdC), bem como a não oposição deste regulador”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas