MADEIRA Meteorologia

Crescimento na procura por viagens aéreas desacelera para 5,6% em 2025

Data de publicação
24 Junho 2025
16:25

O crescimento da procura por viagens aéreas deverá, no cenário mais expectável, desacelerar 5,6% em 2025, após um aumento de 6,5% em 2024, de acordo com um estudo divulgado pela Boston Consulting Group (BCG).

De acordo com o estudo “Air Travel Demand Outlook 2025: Steady Growth Despite Supply Constraints”, existem três cenários possíveis para a evolução da procura por viagens aéreas este ano, o cenário base, o cenário pessimista e o cenário otimista, sendo que este último prevê um crescimento de até 10,2%.

“O setor das viagens aéreas cresceu 6,5% em 2024 a nível global, impulsionado pela descida de 20% nos preços dos combustíveis que levou à redução do custo dos bilhetes e a uma maior procura”, lê-se em comunicado.

Apesar do aumento registado em 2024, as companhias aéreas enfrentam diversos desafios, nomeadamente os atrasos na entrega de aeronaves e reivindicações de aumentos salariais por parte dos trabalhadores.

O cenário base, considerado pela BCG o mais expectável, prevê que a procura por viagens aéreas crescerá a uma taxa composta anual (CAGR) de 5,6%, alinhada com as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global e regional e em linha com o crescimento registado em 2024.

O cenário pessimista estima uma desaceleração de 1,6% na procura devido a aumentos nos preços do combustível e nos custos laborais, influenciado por tensões prolongadas e uma incerteza económica global.

Relativamente ao cenário otimista, este prevê um crescimento de 10,2% na procura impulsionado por uma aceleração do crescimento económico e uma baixa nos preços dos combustíveis, assim como um alivio das tensões geopolíticas internacionais.

O estudo demonstra ainda que em todos os cenários, os desafios da cadeia de abastecimento continuarão a afetar as transportadoras aéreas, nomeadamente os estrangulamentos na produção de peças essenciais, como aerofólios, com os consequentes impactos na manutenção, capacidade, custos e preços das viagens.

No que diz respeito ao investimento, a BCG espera que as transportadoras aéreas aumentem o investimento em Inteligência Artificial (IA) em 35% por ano até 2030, atingindo cerca de 10 mil milhões de dólares (8,63 mil milhões de euros).

O estudo revela ainda que algumas companhias já implementaram esta tecnologia “para facilitar o processo de embarque e prever com maior precisão a procura por voos, capitalizando-a e garantindo vantagens competitivas”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas