A CLIA European Summit 2026, que a Madeira vai receber em fevereiro do próximo ano, será um palco privilegiado para as empresas madeirenses que trabalham no setor dos cruzeiros e da indústria naval se mostrarem aos decisores das companhias.
A cimeira internacional, que vai reunir durante quatro dias no Funchal os líderes mundiais do setor dos cruzeiros, decisores políticos europeus, representantes da indústria, agentes de viagens e media internacional, no total de mais de 500 delegados, vai contar com um espaço dedicado às empresas madeirenses que operam no setor.
“Além de reforçar o posicionamento da Madeira como destino estratégico e sustentável no Atlântico, este evento vai projetar globalmente o porto do Funchal, promovendo novas rotas, parcerias e também oportunidades de negócio para os nossos empresários”, perspetiva o secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues, que tem a tutela da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
Durante a European Summit, que vai decorrer entre os dias 23 e 26 de fevereiro, será reservada uma área com mais de 1.300 metros quadrados, totalmente destinada aos prestadores de serviços na área dos cruzeiros: retalhistas que abastecem os navios e restante cadeia logística, empresas que organizam excursões e agentes de navegação. “Pretendemos também envolver o MAR-Registo Internacional de Navios, que tem ganho notoriedade nesta indústria”, adianta José Manuel Rodrigues, mostrando-se satisfeito com a forma como a APRAM e a CLIA (Cruise Lines International Association), têm trabalhado em conjunto para potenciar o impacto deste evento na economia regional.
Esta semana, em Bruxelas, a presidente do conselho de administração dos Portos da Madeira, Paula Cabaço, reuniu com a CLIA, que congrega as principais companhias mundiais de cruzeiro, precisamente para preparar a cimeira. “A CLIA European Summit 2026 constituiu uma oportunidade para afirmar a Madeira como centro de excelência no setor marítimo-portuário europeu, numa fase crítica de transição energética, inovação e sustentabilidade global”, resumiu Paula Cabaço, sublinhando que o evento conta com um programa intenso de conferências, reuniões, seminários, mas também eventos sociais.
Além das sessões técnicas e de trabalho, o programa incluirá eventos sociais e culturais como a “Taste of Madeira Reception”, onde será apresentada a gastronomia regional, bem como visitas e experiências turísticas, promovendo o melhor da oferta cultural e natural da Região. “Não será apenas o turismo de cruzeiros a beneficiar deste evento, mas toda a nossa economia.”