MADEIRA Meteorologia

Canárias retomam e Madeira fica a ver navios a passar

    JM-Madeira

    JM-Madeira

    Data de publicação
    26 Março 2021
    5:00

    Já lá vai um ano desde que a Região viu desembarcar no porto do Funchal passageiros de cruzeiros e embora os navios estejam a regressar lentamente aos mares e a situação epidemiológica esteja a dar sinais de melhoria, a verdade é que a retoma efetiva desta atividade não parece estar para breve no arquipélago.

    De facto, enquanto as vizinhas ilhas Canárias já viram chegar este mês aos seus portos alguns navios cruzeiros, como o ‘Mein Schiff 1 e 2’ da TUI e o AIDAperla, a Madeira continua apenas a ver passar estes navios. Aliás, este último navio da AIDA, um dos operadores que regularmente visitavam a Região, tinha inicialmente previsto fazer escala no Funchal já este março, mas acabou por limitar o seu itinerário ao arquipélago espanhol.

    Por sua vez, para abril, segundo indica o site da APRAM, está prevista a escala no porto do Funchal de apenas dois navios, ambos da companhia ‘Mystic Cruises’: o ‘World Explorer’, no dia 15, e o ‘World Voyager’, no dia 16, provenientes de Cabo Verde e de Marrocos e com destino a Lisboa e Arrecife, respetivamente.

    Uma parceria do arquipélago madeirense com o governo de Canárias poderia afigurar-se como uma solução para a retoma desta atividade na Região, tendo o Governo madeirense inclusive feito diligências junto deste governo insular e mesmo do Ministério dos Negócios Estrangeiro português para sensibilizar o seu homólogo espanhol para que fosse considerada a possibilidade de a Madeira passar a constar nas rotas dos portos de Canárias.

    No entanto, o governo de Madrid continua a apostar em circuitos fechados no país por motivos de segurança, nomeadamente com roteiros interilhas, o que dificulta uma vez mais a situação de portos como o do Funchal, habituado a fazer parte destes itinerários.

    Além do mais, esta realidade complica ainda a estratégia delineada pelo Governo madeirense, que criou recentemente um ‘corredor verde’ na acessibilidade por via marítima aos portos da Região. Uma vez que este é apenas aplicável aos passageiros e tripulantes vacinados e recuperados da covid-19, bem como aos portadores de teste PCR de despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado no período máximo de 72 horas anteriores ao desembarque, um limite temporal que apenas seria possível cumprir pelos passageiros provenientes de Espanha.

    Por Edna Baptista

    OPINIÃO EM DESTAQUE
    Psicopedagoga, IASaúde

    SER

    11/07/2025 08:00

    A Direção Regional de Saúde, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), tem um novo projeto.

    ”Ser...

    Ver todos os artigos

    88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

    Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

    Emissão Online

    Em direto

    Ouvir Agora
    INQUÉRITO / SONDAGEM

    Como avalia a ausência de Cristiano Ronaldo nos funerais de Diogo Jota e de André Silva?

    Enviar Resultados

    Mais Lidas

    Últimas