Voos diretos da capital da Lituânia arrancaram ontem. Eduardo Jesus acredita que esta operação vai potenciar outras que já estão a ser trabalhadas, para além de contribuir para diversificar os destinos de origem.Eduardo Jesus, presidente da Associação de Promoção da Madeira (APM) e secretário regional do Turismo, não tem dúvidas que a operação turística ITAKA Lituânia vai potenciar outras operações que estão já a ser trabalhadas pela Madeira.
O operador turístico ITAKA Lituânia arrancou, ontem, com uma rota direta entre Vilnius, capital da Lituânia, e o Funchal, disponibilizando um voo por semana, até outubro deste ano.
“Esta operação inclui-se nas várias operações que estão a ser trabalhadas pela Madeira. A instabilidade decorrente da pandemia fez reorganizar a lógica de ação das companhias e dos operadores, mas também surgem oportunidades e esta é uma delas”, referiu o governante ao JM-Madeira.
O Aeroporto da Madeira deu, ontem ao final da tarde, as boas-vindas a turistas oriundos da Lituânia através da rota que trazer à Região um voo semanal com capacidade para transportar 189 passageiros.
A Região, diz a Associação de Promoção da Madeira, constitui uma forte aposta da ITAKA, depois do sucesso registado o ano passado com a retoma do mercado Polaco, através da rota Varsóvia – Funchal.
“Esta operação vem complementar oferta, o que é muito bom porque diversificamos um pouco a operação da Madeira através de outras origens e operadores. Esta tem o potencial de despertar outras operações que estamos trabalhar”, sublinha Eduardo Jesus.
Numa nota de imprensa, também Nuno Vale, diretor executivo da APM, considerou que esta operação é um “voto de confiança” de que “a Madeira muito se orgulha e reforça em 2021 para continuar a estar em top of mind”. Segundo o responsável, as novas operações que a Madeira tem vindo a anunciar “resultam da procura dos operadores turísticos por destinos seguros e com uma oferta rica para os turistas e destes últimos que continuam a sonhar com os melhores destinos”.
A rota da ITAKA Lituânia, que “é a primeira de grandes operações” que vão ser realizadas, comprova, para Nuno Vale, “que a Madeira é o destino de eleição para 2021”.
A APM e a ITAKA Lituânia vão promover a nova rota através de ações de marketing que visam aumentar o conhecimento sobre a Madeira tanto para consumidores, com para a indústria do turismo na Lituânia, cujos efeitos, espera Dominik Mi?owski, general Manager ITAKA Lituânia, devem ser “sentidos muito em breve”.
Já Nuno Vale destaca o interesse crescente por parte de consumidores, considerando ser este “um ótimo indicativo para nós e um grande incentivo para incrementarmos esforços para expandir o destino”, numa altura em que o setor turístico da Região desespera pela retoma, após um longo período de quebras nas dormidas e na faturação.
Por Patrícia Gaspar