MADEIRA Meteorologia

Rei Misuzulu é contra os homens adotarem sobrenome das esposas

O monarca Zulu reagiu contrariamente à decisão do Tribunal Constitucional da África do Sul, que permite que os homens adotem os sobrenomes de suas esposas.

O rei Misuzulu criticou, publicamente, quando se encontrava acompanhado pelo primeiro-ministro do Kwazulu-Natal, Thamsanqa Ntuli e pelo tradicional vice-ministro da Casa Real Zulu, Inkhosi Phatrhsizwe Chiliza durante a celebração do Umkhosi weLembe realizada em Kwadukuza, a norte da cidade de Durban, na província do Kwazulu-Natal no dia do Património Cultural (Heritage Day).

A nação Zulu celebrou intensamente a efeméride de 24 de setembro como o dia em que o Rei Shaka KaSenzangakhosa, fundou e uniu o povo Zulu em 1815, tendo sido assassinado pelos seus irmãos, incluindo o Rei Dingane, o Príncipe Mhlangana e um membro do círculo íntimo, Mbopha kaSithayi.

O Rei Misuzulu exortou os homens zulus a não adotarem os sobrenomes de suas esposas, achando deplorável a decisão judicial e apelou que nunca permitam que isso aconteça.

Como pode um homem usar o sobrenome da esposa, questionou o monarca. Isto é o fim do mundo, exclamou, acrescentando de que se trata duma decisão que tem o objetivo de enganar a nação, descrevendo-a como ichilo (vergonhosa).

Precisamos de nos ater à nossa cultura e costumes que sempre nos guiaram desde a época do rei Shaka e de todos os outros reis.

O vice-primeiro ministro tradicional zulu, Chiliza, expressou igualmente o seu repúdio com a decisão do Tribunal Constitucional, dizendo que isso é algo muito estranho para nós.

O primeiro-ministro do Kwazulu-Natal, por sua vez, aproveitando o evento fez um apelo aos homens zulus para liderarem a luta contra a violência de género que grassa intensamente na província e que a nação também deve levantar-se e combater o crime, que não é tarefa exclusiva da polícia, os cidadãos devem também participar, pois são eles que convivem com os criminosos na sociedade, afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas