Nathi Mthethwa, embaixador da África do Sul em França foi encontrado inconsciente fora do hotel parisiense em circunstâncias que estão neste momento sob investigação.
O óbito do embaixador foi confirmado pelo Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO)na tarde de hoje, confirmando que as autoridades francesas se encontram a investigar os eventos que levaram à sua morte.
O corpo de Nathi Mthethwa, 58 anos, foi encontrado junto do Hotel Hyatt Regency, na parte oeste se Paris, supostamente, tendo caído do 22º andar.
De acordo com várias versões dos media, incluindo o The Mirror UK, Mthethwa foi dado como desaparecido antes do seu corpo ter sido encontrado.
Foi a sua esposa que que alertou a polícia francesa após receber uma mensagem angustiante dele na noite anterior, Isso desencadeou uma operação de busca urgente incluindo áreas arborizadas próximas do Bois de Boulogne.
As autoridades francesas, locais, confirmaram que o último contacto telefónico do embaixador Nathi Mthethwa foi feito por volta das 15:00 de segunda-feira nas proximidades de Bois de Boulogne.
Temendo um possível suicídio, as autoridades policiais, apoiadas por uma unidade cinotécnica, vasculhou a floresta na parte oeste da cidade de Paris.
A mensagem enviada à esposa não foi divulgada.
Nathi Mthethwa foi ministro da Proteção e Segurança, ministro da Polícia e ministro das Artes e Cultura da África do Sul.
O falecido embaixador, deveria ser chamado pela “Comissão de Inquérito de Madlanga” que atualmente está ouvindo depoimentos sobre interferência de altas patentes do governo e políticos nas investigações policiais.