MADEIRA Meteorologia

Jersey: Rui Abreu confirma retoma mas alerta para falta de trabalhadores

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Agosto 2022
20:20

Diretor regional das Comunidades reitera preocupação já manifestada ao Jornal ao início da tarde de hoje.

Foi um dia com uma agenda bem preenchida, de acordo com o gabinete de Rui Abreu. Este sábado, o segundo dia de visita a Jersey, o diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa aproveitou para estar com a Comunidade. Visitou 12 empresas de madeirenses, esteve no mercado de Saint Helier, onde contactou com vários comerciantes oriundos da Madeira, e terminou o sábado no Portuguese Food Festival.

"Visitei vários negócios da comunidade madeirense, e o que vi deixou-me muito satisfeito", disse Rui Abreu, citado na nota de imprensa divulgada pelo gabinete: "São sinais importantes e consolidados de uma retoma e crescimento económicos, após dois anos de pandemia muito difíceis".

Na visita, o governante madeirense esteve acompanhado com o presidente da Câmara Municipal de Saint Helier, Simon Crowcroft.

Apesar dos sinais de retoma, Abreu admite que a atual conjuntura apresenta alguns desafios, conforme já tinha referido, a meio do dia de hoje, ao JM. "Existe uma grande falta de mão-de-obra em áreas como a hotelaria, restauração e construção civil", explicou acrescentando que o Brexit também veio dificultar a entrada de nova mão-de-obra no Reino Unido.

"A falta de mão-de-obra é uma das grandes preocupações dos nossos empresários e comerciantes", referiu, frisando que em Jersey, comenta -se a necessidade de o Reino Unido rever as leis da imigração.

"À nossa Direção Regional [das Comunidades] chegam madeirenses que querem emigrar para o Londres ou para Jersey, mas com o Brexit, o processo de emigração tornou-se mais complexo e moroso, uma vez que o Reino Unido já não pertence à União Europeia e consequentemente deixou de haver uma livre circulação de pessoas, bens e serviços", explicou o governante.

Rui Abreu, referiu que por ser um processo migratório mais complexo, algumas pessoas continuam a emigrar para a Grã-Bretanha, enquanto outras optam por outros destinos, refere a nota emitida ao final deste sábado.

Miguel Silva

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas