MADEIRA Meteorologia

Emigrante luso-venezuelano sequestrado ontem em Joanesburgo

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Outubro 2023
11:54

Segundo apurou o JM, Luís de Freitas, um emigrante alegadamente luso venezuelano com raízes na Madeira, foi sequestrado, ontem, à noite no bairro de Alexandra, a norte da cidade de Joanesburgo.

Neste momento, o JM não pode confirmar com precisão a naturalidade da pessoa aprisionada, ilegalmente por agentes do crime organizado que se alastra na África do Sul de lés-a-lés, num país que se preocupa com a violência do Médio-Oriente, mas que não dá sinais de vontade em neutralizar os sequestros e violência criminal que têm atingido elevados níveis no país. ~

No entanto, neste momento (10:09 CAT), um comerciante português, natural da Região Autónoma da Madeira, confirmou ao JM que o veículo de Luís da Freitas foi encontrado com várias perfurações de projéteis de arma ou armas de fogo, possivelmente usadas para imobilizarem o veículo conduzido pela vítima.

É sabido que este tipo de crime não é um crime de oportunidade.

Isto porque, são já de cinco mil os sequestros registados no país, que, de acordo com o Instituto de Estudos de Segurança (ISS sigla em inglês), são agora quatro vezes mais do que há 10 anos a esta parte, o que se traduz num aumento de 143%.

Durante o período de abril a dezembro de 2022, a South African Police Services SAPS (sigla em inglês) registou 11 702 sequestros, ultrapassando os 10 826.

De acordo com a Brigadeiro Athelenda Mathe, em 2023, de abril até final de junho, foram apresentadas 3.841 queixas de sequestros.

A reiteração deste tipo de crime está relacionada com o aumento substancial do crime violento organizado, muitas vezes cometido por grupos sofisticados transnacionais, especializados em sequestros de "alto valor", os quais distinguem e singularizam com toda a minúcia criminosa.

José Luiz da Silva – Correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas