MADEIRA Meteorologia

Sábado realiza-se uma corrida na Madeira “que se sabe quando começa e não quando termina”

Data de publicação
12 Março 2025
8:34

E se lhe dissessem que no sábado, 15 de março, a partir das 8h00, vai haver uma corrida na ilha da Madeira, que se sabe quando começa e não quando termina?

O desporto madeirense terá uma nova história a contar, isto porque irá decorrer a Madeira Backyard Ultra, organizada pelo Clube Escola do Estreito – Madeira com o apoio institucional da Câmara Municipal de Machico. Uma prova de resistência, num circuito de 6706 metros, com base no Parque Desportivo de Água de Pena, e que tem de ser completado em uma hora.

A particularidade é que a corrida reinicia a cada hora, até só haver um atleta em prova, que se irá consagrar o vencedor, o mais resistente, o mais resiliente.

“’Parece fácil até deixar de ser’ é o mote a uma prova onde parece simples completar a distância em uma hora, mas quanto tempo/voltas irão aguentar os 91 atletas inscritos? São livres de escolher o seu ritmo, ou seja, se por exemplo completarem o circuito em 45 minutos, terão 15 minutos para comer, wc, trocar de roupa, dormir, entre outros. Ou seja, é o tempo que ganham em cada volta/hora, que lhes irá proporcionar o único descanso possível, até desistirem ou serem o último atleta em prova, logo o vencedor”, explica a organização, através de um comunicado enviado à redação.

Como referência, o recorde nacional é de 43 voltas/horas e o mundial de 110 voltas/horas.

Este conceito de corrida originário nos EUA, teve início em 2011, e neste momento com um crescimento exponencial em Portugal, onde existe um circuito de 13 provas. Da região temos como histórico, a presença de Sérgio Catarino (CEE-M) em 2022 e Zequiel Freitas (CCD CMF) em 2024, na Seleção Portuguesa que competiu no Mundial de Seleções. Cada um deles também soma uma vitória no referido circuito nacional, Zequiel Freitas em Braga e Sérgio Catarino em Lisboa. Este último, no dia 1 de março de 2025 ficou em 2.º lugar no circuito de Toucinhos – Ourém, após 32 horas de corrida interrupta e cerca de 214 km percorridos.

“Tudo bons motivos para aproveitar uma visita ao centro do evento para ver de perto um verdadeiro teste à resistência humana, tanto sábado, ou domingo e quem sabe segunda-feira, será que ainda haverá alguém em prova?”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas