MADEIRA Meteorologia

Rejeição de candidatura: Lista B já recorreu para o Conselho de Justiça da AFM

Raul Caires

Jornalista

Data de publicação
13 Setembro 2024
14:36

Já deu entrada no Conselho de Justiça da Associação de Futebol da Madeira o recurso da Lista B à decisão da Comissão Eleitoral (CE-AFM) de rejeitar a candidatura à eleição dos representantes dos clubes ou sociedades desportivas participantes em competições regionais para a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol.

A Lista B, composta por Dúlio Martins e Eduardo Barradas considera inaceitável “a decisão de rejeição da sua candidatura, uma vez que a mesma sofre de um vício de falta de fundamentação e, mais grave, foi proferida em manifesta contradição com os requisitos pessoais demonstrados pelos Recorrentes”.

Tal como o JM noticiou hoje na sua edição impressa, esta candidatura foi rejeitada pela CE-AFM com base no “facto do cadastro disciplinar entregue e respeitante a um dos candidatos não comprovar o requisito exigido na alínea j), do n.º 1”, considerado este órgão como ”sendo insuprível essa falta.”

O recurso, a que o JM teve acesso, fundamenta a posição dos candidatos recordando “‘os termos do n.º 1 al. j) do Comunicado Oficial n.º 1 da CE-AFM: ‘1. Podem ser candidatos a delegado efetivo e suplente à Assembleia Geral da FPF quem reúna, cumulativamente, os seguintes requisitos: (...) j. Ser/ou ter sido dirigente de clube regional/ou sociedade desportiva filiado(a) na Associação de Futebol da Madeira, durante pelo menos 4 (quatro) anos (período correspondente a um ciclo olímpico), e que esse clube tenha estado a participar em competições regionais no futebol e/ou no futsal e/ou no futebol de praia.’”

Neste sentido, é recordado o histórico dos candidatos como dirigentes desportivos, que se transcreve a seguir:

No que diz respeito a JOSÉ DÚLIO MARTINS, candidato a delegado efetivo da Lista B, o mesmo foi dirigente do CLUBE FUTEBOL ANDORINHA DE SANTO ANTÓNIO, NIPC 511031602, com sede ao Impasse 2 do Caminho da Igreja, 5, 9020-382 FUNCHAL.

Com efeito, JOSÉ DÚLIO MARTINS ocupou o cargo de Vice-Presidente da Direção do citado Clube, a partir de 8 de Junho de 1998,

Até, mais tarde, ocupar o cargo de Presidente da Direção do referido Clube, no período entre 10 de Julho de 2008 e 16 de Setembro de 2011, conforme resulta da certidão comercial permanente que se junta como Doc. 3 e dá por reproduzida.

É, portanto, insofismável que JOSÉ DÚLIO MARTINS preenche o requisito definido no n.º 1 al. j) do Comunicado Oficial n.º 1 da CE-AFM.

Aliás, o mesmo se diga quanto ao CLUBE FUTEBOL ANDORINHA DE SANTO ANTÓNIO, que participa em várias competições regionais organizadas pela AFM.

No que diz respeito a EDUARDO LUÍS SAPETA BARRADAS, candidato a delegado suplente da Lista B, o mesmo foi dirigente do CLUBE SPORT JUVENTUDE DE GAULA-MADEIRA, NIPC 511042019, com sede à Rua Manuel de Freitas Meca, 9, 9100-018 GAULA.

Com efeito, EDUARDO LUÍS SAPETA BARRADAS ocupou o cargo de Presidente da Direção do citado Clube, para o quadriénio Julho de 2020 a Junho de 2024, conforme resulta da certidão comercial permanente, que se junta como Doc. 4 e dá por reproduzida.

Anteriormente, EDUARDO LUÍS SAPETA BARRADAS, ocupou o cargo de Secretário da Direção do referido Clube, durante o quadriénio Julho de 2016 a Junho de 2020.

É, portanto, insofismável que EDUARDO LUÍS SAPETA BARRADAS preenche o requisito definido no n.º 1 al. j) do Comunicado Oficial n.º 1 da CE-AFM.

Aliás, o mesmo se diga quanto ao CLUBE SPORT JUVENTUDE DE GAULA-MADEIRA, que participa em várias competições regionais organizadas pela AFM.

“Aqui chegados, é óbvio que a candidatura da Lista B e, individualmente, os candidatos que a integram, cumprem integralmente os requisitos de admissibilidade, razão pela qual deveriam ter sido admitidos à eleição pela CE-AFM”, defende o recurso.

“É também manifesto que assenta em erro grosseiro a decisão de rejeição da Lista B pela CE-AFM, não só pela evidência documental ora junta, mas especialmente porque toda a informação aqui descrita, referente ao exercício de cargos dirigentes pelos Recorrentes, para além de ser pública, consta ostensivamente dos registos da AFM”, acrescenta-se, observando que “não podia, por esse facto, deixar de ser conhecida pela CE-AFM”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas