MADEIRA Meteorologia

Madeirenses Fátima Pinto e Telma Encarnação ao serviço de Portugal

Data de publicação
01 Julho 2024
15:13

As madeirenses Telma Encarnação e Fátima Pinto foram selecionadas para os jogos de qualificação para o Euro2025.

Fátima Pinto, aliás, regressa à convocatória, assim como Tatiana Pinto e Ana Capeta, trio que tinha ficado de fora da anterior jornada dupla com a Irlanda do Norte, em março, devido a problemas físicos, rendendo agora as centrocampistas Andreia Faria, do Benfica, e Beatriz Cameirão (sem clube) na lista.

“Acelera alguns processos e ajuda no pouco tempo de trabalho que iremos ter para a preparação dos jogos. Fruto da paragem longa até aos play-offs, fez sentido o regresso de algumas jogadoras para que não estejamos mais de seis meses sem elas. Será para acelerar a preparação desta dupla jornada e olhar já um bocado para a preparação do play-off e faz sentido termos aqui as jogadoras mais habituais”, frisou Francisco Neto.

Em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador explicou que, apesar de ser uma altura complicada devido ao período de férias e às mudanças de clubes de várias jogadoras, o objetivo de assegurar a subida de divisão mantém-se.

“Temos uma equipa altamente ambiciosa e elas querem sempre mais. Para a Bósnia, é um jogo muito importante e vamos apanhar condições climatéricas complicadas, pois Zenica é uma cidade quente e a hora do jogo não será fácil. Há uma incógnita sobre a forma como podemos dar resposta às exigências do jogo. Queremos muito conquistar os três pontos e voltar a ter boas exibições. É com esse pensamento que vamos para a Bósnia, pensando também que estamos a um ponto da subida de divisão”, expressou.

Alcançado já o primeiro objetivo da qualificação para o play-off de acesso ao Euro2025 de futebol, a seleção portuguesa precisa de apenas um ponto para garantir o primeiro lugar do Grupo B3 da Liga das Nações, que permite aceder à divisão principal da prova.

“Confiamos em várias jogadoras e temos conseguido distribuir minutos. Elas merecem e dão essa resposta. A nossa ideia é preparar o máximo de jogadoras possível. Temos variado muito o ‘onze’ inicial, mas não olhamos só para isso. Mais do que os minutos que vamos dar, queremos preparar o máximo de jogadoras durante o estágio”, disse.

Francisco Neto abordou ainda o eventual interesse dos espanhóis do FC Barcelona na contratação da benfiquista Kika Nazareth, com a comunicação social a dar conta de um possível negócio na ordem dos 500 mil euros, que seria um recorde português.

“A informação que temos até agora é de que a Kika ainda tem contrato com o Benfica. A acontecer, será o reconhecimento internacional da jogadora portuguesa e da grande campanha que o Benfica tem feito na Liga dos Campeões, mostrando que as jogadoras têm competência para jogar em qualquer clube. É sempre algo muito positivo”, atirou.

Portugal visita a Bósnia-Herzegovina em 12 de julho, em Zenica, a partir das 18:00 (horas em Lisboa), na quinta ronda do Grupo B3, recebendo a congénere de Malta em 16 de julho, à mesma hora, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para a derradeira jornada do grupo.

A equipa das ‘quinas’ lidera, com 12 pontos, com a Bósnia-Herzegovina em segundo, com seis, a Irlanda do Norte em terceiro, com quatro, e Malta em último, só com um.

Lista das 26 convocadas:

- Guarda-redes: Inês Pereira (sem clube), Patrícia Morais (Sporting de Braga) e Sierra Cota-Yarde (Southern Methodist University, EUA).

- Defesas: Lúcia Alves (Benfica), Catarina Amado (Benfica), Joana Marchão (Servette, Sui), Alícia Correia (Sporting), Ana Seiça (Tigres, Mex), Ana Borges (Sporting), Carole Costa (Benfica) e Diana Gomes (Sevilha, Esp).

- Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Dolores Silva (Sporting de Braga), Andreia Norton (Benfica), Ana Rute (Sporting de Braga), Joana Martins (Sporting), Tatiana Pinto (sem clube), Fátima Pinto (Sporting) e Kika Nazareth (Benfica).

- Avançadas: Ana Dias (Portland Thorns FC, EUA), Ana Capeta (Sporting), Diana Silva (Sporting), Telma Encarnação (Marítimo), Carolina Mendes (sem clube), Jéssica Silva (Benfica) e Stephanie Ribeiro (Pumas, Mex).

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas