O selecionador da Islândia, Age Hareide, prometeu hoje dar "boa luta" a Portugal, no jogo de terça-feira de apuramento para o Euro2024 de futebol, e assumiu que, com "alguma sorte", os nórdicos poderão surpreender.
"É mais fácil para nós jogar contra equipas de grande nível. Elevamos o nosso jogo. Portugal é favorito e nós até gostamos desse papel. Isso é bom para nós. Ficamos mais soltos. Neste momento, se calhar, seria mais difícil jogar com o Liechtenstein do que jogar contra Portugal. Acredito que, com alguma sorte, podemos surpreender", afirmou Age Hareide.
O treinador norueguês falava aos jornalistas na conferência de imprensa de antevisão do duelo da quarta jornada do Grupo J, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique.
"Estamos bem fisicamente e vamos dar boa luta. Portugal é uma boa equipa, tem grandes jogadores, mas não é a melhor equipa. Além disso, sabemos que há jogadores em dificuldades físicas. Por isso, vamos ver", disse o técnico de 69 anos.
Hareide, que está a viver a sua terceira experiência como selecionador depois de representar Dinamarca (2016-2019) e Noruega (2004-2008), enalteceu a carreira de Cristiano Ronaldo, mas promete estragar a possível ‘festa’ da internacionalização 200 do capitão português.
"Conheço o Ronaldo dos tempos ainda do Manchester United, quando era apenas um miúdo, estamos a falar há 20 anos. E, nessa altura, a forma como treinava e jogava era fantástica. É um jogador fantástico. Vai alcançar um número incrível. Mas nós estamos cá para estragar esse dia", frisou.
Na mesma conferência de imprensa, o capitão Aron Gunnarsson mostrou "respeito" pela seleção portuguesa e apelou ao espírito lutador e guerreiro dos jogadores islandeses.
"Temos respeito por Portugal, mas, no relvado, quando o jogo começa, damos tudo pelo nosso país. Vamos lutar o máximo. Sabemos que Portugal tem bons jogadores, sabemos do que eles são capazes. Temos que nos organizar para minimizar essa ameaça", disse o médio de 34 anos.
O Islândia-Portugal, da quarta jornada do Grupo J de qualificação para o Euro2024, está agendado para as 19:45 (18:45 horas locais) e terá arbitragem do alemão Daniel Siebert.
A equipa das ‘quinas’ lidera o grupo com nove pontos, seguida da Eslováquia, que tem sete, e do Luxemburgo, terceiro, com quatro. Bósnia e Islândia seguem com três, nos quarto e quinto lugares, respetivamente, enquanto o Liechtenstein é último, sem pontos.
Apenas os dois primeiros colocados do agrupamento se qualificam para a fase final do Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.
Lusa