MADEIRA Meteorologia

Euro2024: Espanhol Yamal tornou-se no mais jovem de sempre a jogar uma fase final

Paulo Graça

Jornalista

Data de publicação
15 Junho 2024
17:40

Da lista dos jogadores mais novos num europeu há um português, que ostenta, até agora, o recorde de jogador mais jovem a jogar uma final. Veja se advinha quem é...Já o espanhol, fez hoje história, com apenas 16 anos.

O extremo espanhol e jogador do Barcelona, Lamine Yamal, tornou-se hoje no jogador mais jovem a jogar uma fase final de um Europeu de Futebol, aos 16 anos e 338 dias. Yamal está a jogar a titular na estreia da Espanha contra a Croácia, na primeira jornada do Grupo B.

Até agora, o jogador mais jovem a jogar uma fase final era Kacper Kozlwski (Polónia), que em 2020 tinha 17 anos e 246 dias.

Além do espanhol, outros jovens ostentam recordes que ainda estão por bater...o de jogador mais jovem numa final é um deles.

Guarda-redes mais jovem

José Ángel Iribar (21 anos e 108 dias)

Vários guarda-redes jovens foram incluídos nas convocatórias para um EURO, casos de Iker Casillas (2000) e Igor Akinfeev (2004). Mas Iribar deixou a marca como o guarda-redes mais jovem a jogar durante a vitória da Espanha sobre a Hungria, por 2-1, a 17 de Junho de 1964. Quatro dias depois, foi também o guarda-redes mais jovem a vencer o EURO, na vitória da sua equipa sobre a antiga URSS, por 2-1.

Mais jovem a marcar

Johan Vonlanthen (18 anos e 141 dias)

O jovem médio estreou-se numa fase final do UEFA em 2004, no dia em que Wayne Rooney se tornou no mais jovem marcador da história do EURO, com dois golos frente à seleção suíça de Vonlanthen. Foi esse (Vonlanthen) conquistou o recorde de jovem a marcar golos, que aconteceu contra a França, quatro dias depois, na derrota por 3-1, em 21 de junho.

Jogador mais jovem a disputar uma final

Renato Sanches (18 anos e 328 dias)

Tendo chegado ao EURO 2016 depois de contratado pelo Bayern vindo do Benfica, o médio Renato Sanches tinha uma reputação a respeitar. Fê-lo mostrando uma determinação para forçar a entrada na equipa principal orientada por Fernando Santos. Foi um dos obreiros do triunfo de Portugal sobre a anfitriã França, que acabou por valer o título à seleção das Quinas.

Pietro Anastasi (20 anos e 64 dias)

Um remate de pé direito de Anastasi, de fora da área, duplicou a vantagem da Itália sobre a Jugoslávia no desempate da final de 1968, em Roma. Com isso, o avançado foi o mais jovem marcador de sempre numa final do EURO. Chegou a ser conhecido por ser o jogador mais caro do mundo, na altura, quando chegou à Juventus vindo de Varese, corria o ano de 1968.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas