MADEIRA Meteorologia

Euro sub-21: Henrique Araújo e Paulo Bernardo tornam-se recordistas de jogos

Data de publicação
17 Junho 2025
18:50

Os futebolistas Paulo Bernardo e o madeirense Henrique Araújo tornaram-se hoje recordistas de internacionalizações pela seleção portuguesa de sub-21, ao defrontarem a Geórgia, na terceira e última jornada do Grupo C do Europeu da categoria, em Trencin, na Eslováquia.

Três dias depois de terem igualado os 30 jogos de Manuel Fernandes no triunfo sobre a Polónia (5-0), da ronda anterior, o médio e o avançado ultrapassaram uma marca fixada pelo antigo centrocampista em 2008, numa altura em que disputam a segunda fase final seguida, após a estreia em 2023, quando Portugal chegou aos ‘quartos’ e perdeu com a Inglaterra (1-0), campeã nesse ano, numa edição coorganizada por Geórgia e Roménia.

Paulo Bernardo e Henrique Araújo, que completaram 23 anos em janeiro e têm datas de nascimento separadas por cinco dias, foram suplentes utilizados em quatro jogos nessa edição - a nona das 10 disputadas pela equipa das ‘quinas’ -, sem terem marcado golos.

O médio logrou agora a terceira titularidade na atual edição do Europeu de sub-21 e tem mais duas do que o avançado e capitão, que entrou aos 67 minutos, numa altura em que Portugal já vencia a Geórgia por 2-0, com golos de Rodrigo Pinheiro e Geovany Quenda.

Formados no Benfica, Paulo Bernardo, que representa o tetracampeão escocês Celtic, e Henrique Araújo, emprestado pelas ‘águias’ ao Arouca em 2024/25, levam 11 e 12 golos pelos sub-21 nacionais, números ampliados na goleada à Polónia, precisamente quando alcançaram as três dezenas de encontros ao fim de 1.377 e 1.346 dias, respetivamente.

Mais tempo precisou Manuel Fernandes, que alcançou essa marca em 1.463 dias, entre setembro de 2004 e setembro de 2008, e marcou por sete vezes, uma delas na goleada sobre Israel (4-0), na última jornada do Grupo A do Europeu de 2007, nos Países Baixos.

O antigo médio, de 39 anos, participou também na edição de 2006, a única realizada em Portugal, e fez sete duelos em Campeonatos da Europa, os mesmos de Paulo Bernardo, Jorge Ribeiro, Raul Meireles, João Moutinho, Luís Lourenço, Nani e Silvestre Varela, que seguem atrás dos oito de Hugo Almeida - recordista de golos (16) e presenças em fases finais (três) pelos sub-21 lusos -, numa lista liderada por Francisco Conceição, com nove.

Durante o trajeto na equipa de ‘esperanças’, Manuel Fernandes teve as quatro primeiras partidas com a seleção principal, pela qual debutou em 2005 e se despediu em 2018, na eliminação frente ao Uruguai nos ‘oitavos’ do Mundial (2-1), com três golos em 15 jogos.

Ao contrário de Manuel Fernandes, que também foi lançado como sénior pelo Benfica e encerrou a carreira em 2022/23 ao serviço dos iranianos do Sepahan, Paulo Bernardo e Henrique Araújo ainda não se estrearam pela seleção principal, condição extensível aos outros 21 futebolistas à disposição de Rui Jorge na Eslováquia - o guarda-redes Samuel Soares e o extremo Geovany Quenda já trabalharam com os ‘AA’, mas não competiram.

Atrás do pódio de internacionais pelos sub-21 está um quarteto com 28 jogos, que inclui Ricardo Quaresma, João Pereira, Silvestre Varela ou Fábio Silva - foi pré-convocado por Rui Jorge, mas não debelou uma lesão e falhou a fase final, terminando o trajeto com 15 golos, a um de Hugo Almeida, uma vez que deixará de estar elegível no final deste ciclo.

Portugal está a um ponto dos ‘quartos’ e começou a defrontar a Geórgia às 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em duelo da terceira e última jornada do Grupo C do Europeu de sub-21, que decorre em simultâneo com o jogo entre França e Polónia, já afastada, em Zilina.

Numa ‘poule’ em que os dois primeiros classificados acedem à fase a eliminar, a seleção das ‘quinas’ soma os mesmos quatro pontos da França, segunda, sobre a qual apresenta uma diferença positiva de quatro golos, enquanto a Geórgia é terceira, com três pontos e possibilidades de qualificação, ao contrário da lanterna-vermelha Polónia, ainda a ‘zeros’.

A 25.ª edição do Europeu de sub-21 começou na quarta-feira e acabará em 28 de junho, com a final no Estádio Tehelné pole, em Bratislava, sendo que Portugal, finalista vencido em 1994, 2015 e 2021, procura um inédito troféu na 10.ª participação, e terceira seguida.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas