MADEIRA Meteorologia

Van Zee e FRANKIEONTHEGUITAR criam ‘Alta Costura’ a partir de Zeca Afonso, HMB e José Pinhal

Data de publicação
10 Janeiro 2025
9:34

O ‘rapper’ madeirense Van Zee e o produtor FRANKIEONTHEGUITAR recriaram temas de artistas e projetos portugueses como José Afonso, Os Azeitonas, HMB, José Pinhal e Expensive Soul e o resultado por ser ouvido no álbum “Alta Costura”, hoje editado.

Em dezembro foi divulgado o primeiro tema, “Quem és tu?”, criado a partir do refrão de “Quem és tu miúda?”, d’Os Azeitonas, mas “com tons e texturas renovados”, nomeadamente letras novas, a cargo de Van Zee.

Em “Alta Costura”, lê-se no texto de apresentação do álbum, Van Zee (Sebastião Caldeira) e FRANKIEONTHEGUITAR (Francisco Baptista) concretizam “o que as sucessivas parcerias isoladas já vinham a prometer nos últimos anos”.

Composto por dez temas, “Alta Costura” abre com “Os Bravos”, a partir de “Os Bravos” de José Afonso.

Além de “Quem és tu?”, o álbum inclui “Nessa chama”, que parte de “Carta” dos Toranja, “Atitude”, que teve como ponto de partida “Sinónimos” do ‘rapper’ Virtus, “O Amor é mesmo assim, mas...”, que recria “O Amor é assim” dos HMB, que conta com a participação de Carminho, e “Ainda prendes o cabelo”, recriação de “Tu és a que eu quero (Tu não prendas o cabelo)”, de José Pinhal.

O álbum inclui também “Insular”, música criada a partir de “Porto Santo”, de Max, que, tal como Van Zee, é originário da Madeira, “Trágico”, tema que teve como ponto de partida “O Amor é mágico”, dos Expensive Soul, “Como seria?/Amor sóbrio”, construído a partir de “Diz-me só”, do ‘rapper’ Deau e que conta com a participação de Bezegol, e “Ficar só”, que junta samples de “Só te falta seres mulher”, de B Fachada, e “Manga”, de Mayra Andrade.

Van Zee, cujos temas registam vários milhões de audições na plataforma de ‘streaming’ Sportify, editou o álbum de estreia, “Aporia”, em 2021. O segundo, “do.mar”, chegou em 2023.

Entre os temas mais populares de Van Zee estão “Alma Nua”, que ultrapassou os 20 milhões de ‘streamings’ no Spotify, “Tempo”, ‘single’ que o deu a conhecer em 2020, com mais 14 milhões de audições, e “Amar de cor”, com mais de 12 milhões.

Van Zee, que tem concertos marcados nos Coliseus de Lisboa e do Porto em fevereiro, nos dias 07 e 15, respetivamente, já gravou com artistas como Ivandro, Carolina Deslandes, Julinho KSD, Bispo, Mizzy Miles, Richie Campbell.

FRANKIEONTHEGUITAR, que começou a tocar guitarra aos nove anos, estreou-se na música em 2017 no tema “Por pouco”, de Lhast, com Gson.

Entretanto, o guitarrista e produtor portuense já trabalhou com artistas como Jimmy P, Piruka, Kappa Jotta, Diogo Piçarra, Slow J e Ivandro.

Em 2019 produziu “Love Sick”, tema do ‘rapper’ norte-americano Trippie Redd. Desde então, fora de Portugal, produziu para Ne-Yo, Lil Tecca, M Huncho, Smokepurpp ou Lil Mosey.

Em 2020 editou o single “Tempo”, com a participação de Bispo, LON3R JOHNY e T-Rex saiu em 2020, que soma mais de 22 milhões de audições no Sportify.

No ano passado, chegou o EP “July”, que antecede o álbum de estreia, no qual está a trabalhar.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas