MADEIRA Meteorologia

Tenor italiano Andrea Bocelli dá o primeiro de dois concertos em Coimbra

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Junho 2021
8:19

O tenor italiano Andrea Bocelli atua hoje no Estádio Cidade de Coimbra, no primeiro de dois concertos que contam com a participação especial da fadista Mariza.

Andrea Bocelli atua pela primeira vez em Portugal num estádio de futebol, depois de, em 2017, ter esgotado a Altice Arena, em Lisboa.

Os dois concertos, a realizar hoje e no sábado, "deverão ter lotação esgotada", segundo previsões assumidas pela empresa promotora, Memories of Tomorrow (MOT).

Em declarações, à Lusa, o diretor executivo da MOT, Tiago Castelo Branco, disse que a capacidade admitida para o Estádio Cidade de Coimbra é de 13.450 espetadores, em cada dia, em cumprimento das regras sanitárias fixadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), face à pandemia da covid-19.

Andrea Bocelli deveria ter atuado em Coimbra, no dia 04 de julho de 2020, no âmbito das festas da cidade, mas o concerto foi cancelado devido à pandemia, que chegara a Portugal em março.

A DGS concordou com a sua realização em novas datas, na condição de ser repartido por dois dias, num estádio de futebol cuja capacidade máxima ronda os 30 mil lugares.

Segundo o promotor do evento, "não haverá intervalo", nem funcionarão os serviços de bar e cafetaria, devendo a saída das pessoas do Estádio Cidade de Coimbra, junto à igreja de São José, ser efetuada "de forma controlada e por setores".

Os espectadores terão de usar máscara e serão sujeitos a medição da temperatura à entrada do estádio, onde dispõem de vários pontos com álcool gel para desinfetar as mãos.

No caso destes concertos, como a venda de bilhetes já se encontrava iniciada, à data da atualização da norma que veio impor a obrigatoriedade de testes à covid-19, a partir de um determinado número de espectadores, não têm os exames de ser realizados, seguindo a promotora as recomendações da DGS para o evento.

A norma emitida pela DGS, há uma semana, recomenda a realização de testes à covid-19 nos eventos culturais, quando o número de espectadores for superior a mil, em espetáculos ao ar livre, e a 500, em espaços fechados.

Para o exterior do estádio, nos dois dias do concerto, a Câmara de Coimbra determinou entretanto o encerramento das esplanadas, a proibição da venda ambulante e a restrição da circulação rodoviária.

De acordo com o edital, o estacionamento na Praça 25 de Abril fica condicionado a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, portadoras de bilhetes para os concertos, sendo também proibido o estacionamento de veículos no interior de todo o perímetro, entre a meia-noite de hoje e as 08:00 de domingo.

O perímetro de segurança envolve as ruas D. Manuel I, do Estádio, Júlio Dinis, D. João III e a zona de estacionamento entre a Rua do Brasil e a Rua D. Manuel I.

No edital, é ainda recordado que houve parecer técnico favorável emitido pela PSP a 16 de junho.

O concerto é coorganizado pela Câmara de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol e a MOT.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas